Práticas para aumentar os seus níveis de testosterona naturalmente
A testosterona é o hormônio masculino responsável pelo desenvolvimento dos tecidos reprodutivos masculinos, como testículos e próstata, além de promover características sexuais secundárias, como aumento da massa muscular e óssea e crescimento de pelos corporais. A testosterona é o principal hormônio sexual masculino e também é famoso por ser um esteróide anabolizante produzido de maneira sintética, em laboratório. Os homens são capazes de construir massa muscular por causa da produção elevada de testo. A baixa produção de testosterona no corpo humano pode causar muitos problemas, incluindo a incapacidade de construir massa muscular, perda de cabelo, depressão, irritabilidade, fatiga e falta de libido.
Diminua seus níveis de cortisol controlando situações de estresse
Altos níveis de estresse podem elevar os níveis do hormônio cortisol em seu corpo. Um pico de cortisol pode levar a uma redução na produção natural de testosterona. Os níveis de cortisol e testosterona funcionam como uma gangorra, quando um sobe, o outro desce. Além de diminuir os níveis da testo, o cortisol alto pode elevar a probabilidade do surgimento de várias doenças e levar à uma alimentação compulsiva, ganho de peso e armazenamento de gordura prejudicial na região do abdômen. Tente ao máximo controlar situações de estresse, que são inerentes á todos nós, pois ocorrem e sempre vão ocorrer, mas o ponto principal é a maneira com a qual lidamos com essas situações. Passe mais tempo com pessoas agradáveis ao seu lado, realize ótimas sessões de treinamento, mantenha uma alimentação equilibrada e não se esqueça do precioso período de descanso, crucial para manter o bom equilíbrio hormonal em nosso organismo.
Trabalhe corretamente a musculatura dos membros inferiores
É de conhecimento da maioria dos praticantes de musculação que a atividade física ajuda a aumentar seus níveis naturais de testosterona. Um estudo mostrou que o treino pode aumentar os níveis de testosterona, condicionamento físico e tempos de reação em idosos. O treinamento com pesos, especialmente os exercícios para a parte inferior do corpo, são ótimos para aumentar a produção de testo em seu corpo. O HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) também pode ser incrivelmente eficaz no aumento da produção natural de testosterona. Um pouco de atividade física pode levá-lo longe quando se trata de níveis naturais.
Dê maior atenção à sua dieta
A maioria das pessoas vê uma queda nos níveis de testosterona porque tem uma dieta deficiente em nutrientes. Você precisa seguir uma dieta equilibrada, mantendo em mente suas metas diárias de macro e micronutrientes. Fazer uma dieta extremamente restritiva por longos períodos pode atrapalhar seus níveis naturais de testosterona. Para níveis ideais de testosterona, você deve comer a quantidade certa de carboidratos, proteínas e gorduras, mantendo sua ingestão diária de calorias, além de não esquecer de se manter sempre bem hidratado.
Suplementação
Se você deseja manter níveis saudáveis de testosterona ou recuperar seus níveis de testo perdidos, considere o uso de suplementos naturais com a melhor classificação. O ZMA é um suplemento popular entre os frequentadores de academias para aumentar a produção de testosterona. A vitamina D e o zinco são outros suplementos que podem ajudar em sua produção natural. Você também pode melhorar seus níveis de testosterona tomando a quantidade certa de sol todos os dias e adicionando vegetais à sua rotina de alimentação.
Foque mais tempo no seu descanso
Muitas pessoas se preocupam demais ou tentam treinar mais intensamente quando descobrem que seus níveis de testosterona estão caindo. Treinar de maneira intensa estando com baixos níveis de testo pode ser contraproducente e pode diminuir ainda mais sua produção natural. Concentre-se em sua recuperação, dormindo entre 7 e 8 horas todas as noites. Tire um ou dois dias para descanso dos treinos se você se sentir exausto. Treinos de alta intensidade combinados com altos níveis de cortisol podem diminuir drasticamente os níveis de testosterona, além de acarretar vários outros problemas de saúde.
Para mais notícias sobre tudo o que envolve o mundo do fisiculturismo, não deixe de seguir as redes do Generation Iron Network no Facebook, Youtube e Instagram.