Por Austin Letorney – March 7, 2022

Fact checked by Dr. Jacob Wilson

Traduzido por Cesar Cruz

Emagrecimento Definitivo Por Uma Fonte Diferente

Fisiculturismo é realmente um processo científico. Você precisa incorporar vários métodos para atingir os melhores resultados. Rotinas de treino precisam ser variadas e atacar todos os grupamentos musculares para se ter um físico bem construído e simétrico.

Mas além da rotina de treinos, um fisiculturista tem sua fase de bulking, consumindo grandes quantidades de calorias para construção de músculos através do treino. Eis que chega o ponto para todo fisiculturista em que a fase de bulking termina, as calorias são reduzidas, e os resultados de hipertrofia muscular são colhidos. Essa é a fase de cutting.

Para entrar numa fase de cutting é preciso ter disciplina. Dependendo se a sua intenção é ter um físico de competição ou se você só quer ficar mais seco, existem diferentes táticas de se abordar o cutting. Para algumas pessoas, o déficit calórico precisa ser maior, mas para a maior parte, você consegue ter uma ingestão calórica razoável. Não há necessidade de depletar o seu corpo a ponto de se sentir extremamente fraco e indisposto.

Vamos pegar, por exemplo, lutadores de MMA. Eles passam por treino pesado, incluindo treinamento de força e condicionamento. Eles precisam disso para que seus físicos estejam fortes e preparados para a luta. Mas quando chega a hora da pesagem, eles não vão pisar na balança com seus pesos normais. Na verdade, eles passam por um período de desidratação para conseguir entrar numa categoria que seja ideal para o seu tipo corporal. Assim como fisiculturistas, nessa fase, lutadores vão parecer ainda mais condicionados.

Então, como exatamente o peso cai não apenas para atingir o peso limite, mas também para parecer mais seco e condicionado ao mesmo tempo? Saber como fazer o cutting de forma eficiente vai manter os seus ganhos para que você tenha os melhores resultados possíveis.

Melhores Dicas para uma Dieta de Cutting

Sabendo o que fazer e como executar uma dieta de cutting, você vai conseguir se preparar melhor para tudo o que é preciso ser feito. Enquanto o corpo de todo mundo reage um pouco diferente, o que você vai perceber é que muitas dessas dicas são válidas para todos, independente de quem você é e qual estilo de vida você leva.

Balanço de Macronutrientes

Assim como qualquer dieta, é fundamental priorizar os macronutrientes e um balanço adequado entre os três, e no cutting não é diferente. Ter a quantidade correta de proteínas, carboidratos e gorduras é fundamental para atingir seus objetivos e ter os melhores resultados possíveis. Consumindo a quantidade suficiente de proteínas, você ajuda na construção de massa muscular, além de melhorar a recuperação e preservação de um físico mais cheio com os benefícios da perda de peso. Carboidratos e gorduras vão fornecer o combustível para continuar atingindo seus objetivos no treino.

Fazer o que tem que ser feito na hora certa

Comer a comida certa na hora certa vai melhorar seu cutting para que você obtenha os melhores resultados. Seu corpo tem necessidade constante de combustível, então, comer de 5 a 6 refeições menores ao longo do dia pode ser melhor para uma perda de gordura do que 3 ou 4 refeições maiores. Você quer que o seu corpo esteja constantemente queimando calorias, sem tempo para armazenar nada. Focando na hora certa e na comida certa para o seu corpo, você vai ter resultados e não vai se sentir sem energia.

Treine da Forma Certa

O que acontece quando a gente entra no cutting é que começamos a treinar cada vez mais. Mas o que nós não percebemos é que treinando mais, a gente tem a sensação de que precisa comer mais. Mais calorias gastas do que ingeridas, e especialmente se forem muitas calorias gastas, nosso corpo começa a catabolizar a massa muscular, algo que não podemos deixar acontecer. O que você precisa tentar e focar é aumentar a carga dentro da sua faixa de repetições. O normal é fazer 8 repetições, 8 a 10 ou 8 a 12 repetições no treino. Se você conseguir aumentar a carga nessa faixa de repetições, o seu músculo vai continuar crescendo, sem a sensação de sacrificar seus ganhos.

Algumas Dicas Diversas

As dicas acima são as mais tradicionais, mas temos mais algumas mais particulares. Essas dicas a seguir são a cereja do bolo para um cutting de sucesso e vão assegurar a eficiência do seu emagrecimento.

  • Beba muita água: Beber água suficiente vai mantê-lo bem hidratado. As pessoas cometem muito o erro de esquecer de beber água, e muitas vezes isso se confunde com fome, quando na verdade é sede.
  • Evite açúcar e refeições livres: Apesar de açúcar e refeições livres serem uma tentação, é importante não nos tornarmos vítimas de refeições muito açucaradas. Coloque uma data como objetivo, isso vai mantê-lo afastado das tentações até lá.
  • Durma bem: Assim como treino e dieta, o descanso também é importante. Priorizar o sono e dar ao seu corpo tempo adequado para se recuperar e recarregar as energias, você vai estar mais disposto para continuar no seu cutting.

Conclusão

Para todos que estão querendo emagrecer, fazer uma dieta de cutting certa é fundamental. E seguir as dicas certas, sabendo o que é preciso fazer e quando fazer vai fazer com que você alcance o físico desejado sem problemas. Mantenha-se focado e dê o seu melhor para conseguir ver os frutos do seu cutting vir a tona!

Referências

  1. Savarino, G.; et al. (2021). “Macronutrient balance and micronutrient amounts through growth and development”. (source)
  2. Carreiro, A.; et al. (2016). “The macronutrients, appetite and energy intake”. (source)
  3. Paoli, A.; et al. (2019). “The Influence of Meal Frequency and Timing on Health in Humans: The Role of Fasting”. (source)
  4. Stark, M.; et al. (2012). “Protein timing and its effects o muscular hypertrophy and strength in individuals engaged in weight-training”. (source)
  5. Thornton, S. (2016). “Increased Hydration Can Be Associated with Weight Loss”. (source)

 

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui