Açúcar é tóxico?

O consumo de açúcar diminui significamente nos últimos 20 anos, mas mesmo assim a obesidade continua em uma crescente

A ciência sugere que o açúcar não é a causa da obesidade, mas comer muito açúcar pode contribuir. Você não precisa necessariamente eliminar o açúcar da sua dieta para ser saudável (há açúcar em muitas frutas e vegetais), mas sabendo aonde o açúcar está escondido é a melhor estratégia de limpar sua dieta, sentir-se melhor e lutar contra o ganho de peso.

Açúcar não é tóxico. Não é um sentimento popularmente difundido, mas o medo em relação ao açúcar, está formando uma legião de pessoas com inúmeras restrições alimentares e isso pode fazer mais mal do que bem. Então, antes de pensar que você precisa cortar todos os açúcares – e dizer adeus a algumas frutas e vegetais nutritivas – é importante esclarecer antes que se torne um problema de saúde.

“Medo de açúcar” é um mantra repetidamente condicionado em inúmeros livros de dieta, artigos e blogs. Sempre esses ” especialistas em dietas” culpa algum tipo de alimento ou um grupo deles como a causa de todos os problemas, por isso temos mais de uma razão de para e questionar essa teoria. Em um mundo de incertezas não há apenas uma causa da obesidade e ganho de peso.

Nos anos 80, cientistas sugeriram que as gorduras matam. Hoje, elas já estão a caminho da redenção. Nos anos 90, os carboidratos tornaram-se os vilões. Baixo carbo era usado para tudo, vimos o surgimento das dietas estilo Atkins. E ainda, todas essas dietas ignoramvam um fato: as áreas em que as pessoas tem um longa vida sempre seguiram dietas até 70-80% de carboidratos. Se carboidratos fossem um problema essas pessoas teriam morrido mais cedo.

Década após década, uma nova hipótese é levantada em relação à saúde e seus problemas. Talvez você tenha tentado dietas sem gluten, sem laticínios, não porque você identificou uma alergia, mas por quê você ouviu falar que era a razão de ganho de peso. Se você tem uma alergia ou sensibilidade, eliminar esses alimentos pode fazer alguma diferença. Para as demais pessoas, remover esses alimentos é só uma redução de calorias, que vai resultar em alguma redução de peso (assumindo que você não irá substituir por nada mais).

O mito: “açúcar tóxico”

Quando você realmente pesquisa, você vai descobrir que perder peso sempre envolvem dois fatores: calorias e proteínas. Comer proteína suficiente e, ao mesmo tempo, menos calorias para perder peso. Há diversos sistemas complexos em seu organismo que vão determinar como você processa as calorias e quanta comida você vai sentir falta, mas fazendo um balanço entre um moderado consumo de proteína e calorias é a base de qualquer dieta de resultado. Há muitas dietas que funcionam. Mas eliminar todo o açúcar é uma forma, mas não a única.

Mais importante, é entender que o açúcar tem um má reputação. E há uma grande distância entre a dose e o veneno. Se questionar qualquer expert no assunto verá que a causa da obesidade se deu e um maior consumo e proliferação da cultura dos fast-food do que do próprio açúcar.