Tudo que você precisa saber sobre o açúcar.
Se aceitarmos a opinião geral, açúcar é uma das substâncias mais perigosas que poderíamos ingerir, e o consumo frequente pode ser considerado tão perigoso quanto alcoolismo e tabagismo.Pessoas chegam até aqui acumulando falsas opiniões e aos poucos criando barreiras em sua dieta. Então vamos começar o assunto explicando o que o açúcar é realmente.
O açúcar se tornou uma substancia não compreendida como muitas outras, variando de frutas a mel e cookies. Algumas pessoas sabem a diferença de açúcar natural como aqueles das frutas ou mesmo maple syrup cru para com o açúcar refinado. Então vamos ser mais precisos aqui e entender um pouco mais do misterioso açúcar. Primeiramente, todos os açúcares são classificados como carboidratos e seu propósito principal é fornecer energia ao corpo. Há três tipos de açúcar:
1. Monossacarídeos
Monossacarídeos são geralmente descritos como açúcares simples pois tem uma composição bem simples.
- Glicose é um tipo de açúcar inclusive encontrado em nosso sangue e tabém conhecido como açúcar no sangue, que é econtrado em nosso sangue produzido a partir da comic que consumimos. Quando as pessoas falam de “níveis de açúcar”, é a respeito da quantidade de sangue flutuando em nossa corrente sanguínea.
- Frutose é um tipo de açúcar geralmente encontrado nas frutas, e também encontrado em produtos processados como sucrose. Ambos são 50% frutose e 50% glicose. Frutose geralmente é transformado em glicose pelo fígado e depois liberado em nossa corrente sanguínea.
- Galactose é um tipo de açúcar encontrado em derivado do leite e também é metabolizado em glucose.
2. Oligossacarídeos
Oligossacarídeos são multiples moléculas de monossacarídeos comprimidas e conectadas que formam uma cadeia. Esses açúcares são os elementos encontrados nas fibras das plantas, os quais o nosso corpo é capaz de quebrar e transformar em glicose. Muitos vegetais inclusive carregam frutooligossacarídeos, que são pequenas moléculas de frutose.
Outra fonte popular de oligossacarídeo que comemos é a rafinose, que sua composição é uma cadeia de galactose, glucose e frutose. Ele pode ser encontrado no feijão, broccoli, aspargos e outros vegetarais e grãos integrais. Galactooligossacarídeos também são oligossacarídeos. Esses são indigestos mas desempenham o papel de estimular o aumento das bacterias intestinais.
3. Polissacarídeos
Polissacarídeos são grandes cadeias de monossacarídeos, geralmente contendo dez ou mais partes de monossacarídeos. Amido e celulose são dois exemplos de monossacarídeos que costumamos comer. Nosso corpo é capaz de digerir o amido em glicose, mas não consegue fazer o mesmo com a celulose.
Todos os tipos de carboidratos que consumimos são metabolizados em glicose ou são deixados de lado sem digerir, funcionando como fibras. Nosso corpo não consegue diferenciar entre açúcar natural encontrado nas frutas, mel ou leite; do açúcar industrializado como encontrado em uma barra de chocolate. Por isso todos são digeridos da mesma maneira. O açúcar do chocolate vai ser tranformado em glicose assim como o encontrado na maçã, mas será mais rápido. O chocolate tem um monte de monossacarídeos que são prontamente metabolizados enquanto a maçã tem monossacarídeos mais fibras o que demora mais para ser digerido e metabolizado.
É basicamente impossível evitar os açúcares. A menos que você siga uma dieta cetogênica, você estará consumindo açúcares todos os dias. Açúcar refinado e produtos com alta frutose são repletos das moléculas que causam obesidade, disfunção e doenças.
Mas, porque especificamente?
Açúcar refinado é um dissacarídeo constituído de apenas uma molécula de frutose e uma molécula de glicose. Sucralose é encontrado em alimentos naturais como abacaxi, cana de açúcar, castanha de caju. Também é adicionado à comidas que querem um sabor mais doce.
Açúcares não de engordam mas o exagero sim
Açúcar é uma válvula de escape para muitos.Bem, é certo que algumas pessoas lidam melhor com carboidrato do que outras, na realidade não é certo dizer que a sucralose engorda. Ela é apenas um tipo de glicose como qualquer outro carboidrato em seu corpo. E na realidade, carboidratos não são estocados no corpo tão efetivamente como são as gorduras.
O que engorda? O exagero.
Exatamente isso, alimentar o seu corpo com mais calorias do que ele realmente precisa, fornecendo um excesso de energia. Quanto mais calorias você consumir, mais calorias você vai ter que queimar para evitar o estoque de gordura. Se você fornece ao seu corpo excessivas quantidades de proteína, carboidratos ou gordura você vai engordar. Aí que chegamos no real problema em consumir açúcar, o seu excesso engorda.