Conheça um pouco da história de um dos atletas mais fortes da atualidade

Para ser atleta do bodybuilding não é necessário ser forte como um strongman, mas quando somamos esses dois extremos obtemos monstros insuperáveis. Como Ronnie Coleman nos anos 90, na atualidade temos Akim Williams com incríveis dimensões físicas e  extrema força, conhecemos aqui um dos possíveis físicos a balançar o futuro do Mr. Olympia.

Um dos gigantes da ilha Itty-Bitty 

Akim passou 13 anos de sua vida em uma pequena ilha na costa da Venezuela. Para você ter um idéia  seria duas vezes o tamanho de Ilha Bela no litoral de São Paulo, mas com apenas 110 mil habitantes. É conhecida como a “ilha das especiarias” por exportar para todo mundo noz-moscada e maçãs, mas alguns leitores devem saber da invasão da ilha pelo Presidente Reagan em 1983. Ele não estava muito satisfeito com o apoio comunista que a ilha estava dando aos soviéticos e à Cuba com uma pista de pouso para os aviões de ambos, então ele enviou suas tropas para depor esse governo. Akim nem havia nascido nessa época e claro durante sua juventude pesos e músculos não faziam parte do seu radar. Basquete era seu esporte.

Motivação de uma das lendas da época do ‘Pumping Iron’ 

Akim estava se formando na Universidade de Long Island no Brooklin em Ciências da computação quando um amigo o chamou para acompanhá-lo na academia da escola para ajudá-lo em seu treino. Ele nunca havia pisado em uma academia antes e muito menos treinado. “A coisa mais estranha é que meu amigo já treinava por quase seis meses e eu já era mais forte que ele em tudo” ele relembra. Com apenas 66kg, poucos poderiam prever que ele se tornaria o monstro que vemos nos dias de hoje. Akim curtiu a experiência e continuou treinando. Depois de quase um ano, ele já havia crescido para 77kg, e já tinha seus braços e pernas se revelando como seus pontos fortes. Naquela época andando de ônibus, uma mulher falou que ele deveria levar à sério o bodybuilding e começar a competir, e marcou um encontro com seu marido. O seu esposo era nada menos que o atleta IFBB PRO Leon Brown, um dos parceiros de treino de Arnold Schwarzenegger. Uma semana depois de conhecer Leon, e uma rápida conversa e instruções sobre treino e poses, Akim depilou seu corpo todo e já estava no palco competindo o NPC Bill Grant Classic. No qual ganhou a categoria novice. “ Eu não tinha a menor idéia que eu poderia ser bom nisso, mas aquela primeira vitória me fez buscar mais”, ele disse.

Sua conexão com Diesel e seu crescimento para duas classes de peso acima

Também foi Leon o responsável por Akim conhecer o IFBB PRO Juan “Diesel” Morel. Akim só havia treinado em sua academia na escola, quando Leon decidiu levá-lo para conhecer uma academia de verdade e também conviver com outros bodybuilders, Synergy Fitness em Manhattan. Os dois se deram bem na mesma hora. “Juan já competia no nível nacional e eu estava começando ainda no nível regional, mas ele percebeu o quão forte eu era e como eu treinava duro, assim como ele” Nos próximos anos, Akim apenas cresceu e cresceu. Estando sempre no limite da categoria meio-pesado, ele adicionou 11kg de puro músculo treinando com Juan e começou a competir com os atletas pesados.

A primeira experiência de Akim no nível nacional foi humilde, ele conquistou o quarto lugar no Junior Nationals em 2011 e ficando apenas no TOP10 alguns meses depois durante o North American. “ Eu só havia feito alguns shows antes disso, mas eu estava acostumado a ganhar,” ele explica. “Agora eu vejo que havia outros atletas muito melhores do que eu, e eu tinha muito trabalho pela frente. Eu sabia que precisava de mais volume.”

Akim decidiu que precisava ser um bom super heavyweight. Ele começou a forçar a si mesmo a comer mais, nada fácil por conta de sua falta de apetite. E claro, ele treinava cada vez mais pesado. Desde aquela época ele passou a fazer deadlift com 360kg, e também três repetições no agachamento com 346kg e seis agachamentos com 310kg. Poucas repetições é algo que muitos bodybuilders não curtem, mas Akim sempre treinou assim. ” Um coach na academia da faculdade me falou que poucas repetições é que constroem densidade e uma massa muscular com mais volume, o que fez mais sentido pra mim” ele disse. ” Preste atenção em cara como Ronnie, Dorian e Kai – todos eles sempre treinaram bem pesado e tem uma aparência diferente dos demais por conta disso”

No próximo artigo vamos explorar mais a quantidade de repetições e as técnicas utilizadas por Akim, um monstro dos palcos e dos treinos. Não perca!

 

Compartilhar

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui