A popularidade da Creatina sempre está em alta, mas muitos ainda são céticos quanto aos benefícios.

Creatina se tornou um suplemento chave para aqueles que buscam volume muscular e grandes resultados quando se considera força e ganho de massa magra. A Creatina tem sido extensamente pesquisada por seus benefícios tanto para atletas amadores como profissionais enquanto os que buscam volume se sentem confortáveis com isso, aqueles que buscam um crescimento com uma performance mais atlética continuam céticos. Enquanto a creatina é um suplemento bem conhecido pelo aumento de massa muscular, os outros benefícios desse incrível suplemento e seus efeitos podem ir muito além do que apenas volume.

Como um incrível e eficiente suplemento, a creatina é a queridinha de muitos atletas de powerlifting e bodybuilding,  e bem vista por aqueles que querem dar um boost de energia e força em exercícios de alta performance, como sprint. A Creatina é um Ácido Orgânico Nitrogenado naturalmente encontrado em nossos músculos e tecido nervoso que melhora o fornecimento de energia para o corpo. Essa fonte de combustível fornece o famoso ATP  (Trifosfato de Adenosina) que oferece curtos períodos de energia, então durante treinos de alta intensidade, a creatina armazenada em suas células são usadas rapidamente. Utilizada como suplemento, você dá um apoio extra ao seu treino para durar mais ou ao menos se manter em um bom nível.

Mesmo que a creatina tenha causado certa especulação por ser um produto perigoso, mas pesquisas e a dose correta eliminou qualquer dúvida e tem sido um dos suplementos mais seguros do mercado. Juntamente com uma rotina consistente de exercícios e um dieta saudável, a creatina pode lhe ajudar a maximizar sua performance na academia. Os benefícios da creatina vão além do que as pessoas podem imaginar, por isso aqui abaixo estão as melhores razões para se ter creatina em seu dia-a-dia.

Creatine

Aumento da Performance

Creatina aumenta força e sua resposta ao exercício, mas também melhora sua performance atlética, em particular a endurance dos atletas que precisam de altas doses de energia em um curto período de tempo, sessões de treino intervaladas com alta intensidade ou que precisa um certo estoque de energia para exercícios prolongados (1). Para aqueles que precisam de uma dose extra de energia, a creatina oferece o benefício da explosão trazendo aquela energia extra. No topo da lista dos benefícios físicos associados à performance está a habilidade de reabastecer os estoques de energia que podem apoiar a recuperação e levar seus músculos para o crescimento e aumento de energia. Uma boa suplementação com creatina ajuda a diminuir as lesões musculares (2) durante o treinamento para mantê-lo o mais saudável possível durante momentos complexos de alta intensidade dos treinos.

Promove Força Strength

O maior benefício da creatina difundido mundialmente é a promoção da força e crescimento muscular. Consumir creatina ajuda seus músculos a construírem fosfocreatina que permite uma melhor performance combinado com uma alta intensidade de treinos. Creatina tem um grande efeito no Crescimento muscular por causar um inflamação nas células melhorando o pump muscular. Desde a creatina contém L-arginine, sua circulação sanguínea e fluidez melhoram (3) e seus músculos retém mais água. Isso permite aquela repetição extra ou duas a mais que maximizam o seu tempo na academia e permitem que você treine com mais segurança e mais efetividade enquanto você evolui o seu tônus muscular. O benefício da creatina está nas suas células miogênicas e é importante para regeneração dos músculos e uma total manutenção da sua massa óssea (4).

Creatine

Melhora seu Metabolismo

Creatina pode melhorar sua sensibilidade à insulina e melhora seu controle insulínico (5) para ajudar na melhora do seu metabolismo. Com o crescimento da taxa metabólica, você pode aumentar o número de calorias queimadas, melhorando a queima de gordura. Desde que a creatina permite prolongar a atividade, sua habilidade de queimar calorias vem do fato de que você treina por mais tempo. Isso irá auxiliar o controle do peso corporal e também de sua energia, assim como otimizar os benefícios como força e perda de gordura sem loucura ou sacrifício.

Melhora sua Capacidade Mental

Um treino exaustivo pode ser desgastante para seu corpo e mente. Creatina ajuda a melhorar sua capacidade mental trabalhando em sua memória e velocidade de processamento (6). Para aqueles que sofrem para se manter no foco e alertas para extrair o melhor dos treinos, a creatina oferece o benefício que fortalece o cérebro. A medida que você está mais fatigado, a creatina melhora seus sistema cognitivo (7) através do aumento da oxigenação cerebral. A habilidade da creatina em reduzir a fadiga mental a faz um grande suplemento que o mantém focado e alerta na construção muscular sem se sentir esgotado ou com preguiça.

Creatine

Aumento da Testosterona

Aqueles que conhecem a sensação de baixos níveis de testosterona entendem as frustrações que isso causa. Diminuição dos níveis de energia, perda de foco e queda da libido tudo isso pode ser efeito colateral de baixa testosterona que pode abalar o seu treino. O que a creatina pode fazer é converter a testosterona em uma forma mais ativa, conhecida como dihydrotestosterona, que aumenta o efeito (8) e eleva os níveis de testosterona e consequentemente os seus benefícios. Você irá melhorar sua energia, resistência, capacidade mental  mantendo você em alta velocidade sem se preocupar em uma queda de rendimento no meio do seu treino.

Resumo

Enquanto a creatina é amplamente aceita como uma forma de aumento de força, alguns ainda temem a possibilidade de ficarem muito grandes. Aqueles que querem ganhar massa magra através de suplementação esse seria um suplemento chave para esse processo. Mas os benefícios da creatina no corpo e na mente são difíceis de ignorar. Creatina é um grande suplemento para aqueles que querem ficar maiores e ter uma crescimento muscular substancial, mas a creatina além de aumentar a performance, acelerar o metabolismo e testosterona, ela promove o aumento da função cognitiva todos esses ponto só reforçam as vantagens de tê-la em seu dia-a-dia. Olhando os benefícios da creatina e sentir-se confortável de tudo que ela pode lhe oferecer. Suplementar com creatina é ótimo para sua dieta, pois a creativa vai melhorar seu rendimento lhe permitindo treinar em alto nível.

Nos deixe saber o que você acha nos comentários abaixo. Também, siga Generation Iron no Facebook, Twitter, e Instagram. 

*Imagens cortesia de  Envato

Referências

  1. Graham, A. S.; Hatton, R. C. (1999). “Creatine: a review of efficacy and safety”. (source)
  2. Wang, Chia-Chi; Fang, Chu-Chun; Lee, Ying-Hsian; Yang, Ming-Ta; Chan, Kuei-Hui (2018). “Effects of 4-Week Creatine Supplementation Combined with Complex Training on Muscle Damage and Sport Performance”. (source)
  3. Bode-Boger, Stefanie M.; Boger, Rainer H.; Galland, Andrea; Tsikas, Dimitrios; Frolich, Jurgen C. (1998). “L-arginine-induced vasodilation in healthy humans: pharmacokinetic-pharmacodynamic relationship”. (source)
  4. Vierck, Janet L.; Icenoggle, Deri L.; Bucci, Luke; Dodson, Michael V. (2003). “The effects of ergogenic compounds on myogenic satellite cells”. (source)
  5. Pinto, Camila L.; Botelho, Patricia B.; Pimentel, Gustavo D.; Campos-Ferraz, Patricia L.; Mota, Joao F. (2016). “Creatine supplementation and glycemic control: a systematic review”. (source)
  6. Rae, Caroline; Digney, Alison L.; McEwan, Sally R.; Bates, Timothy C. (2003). “Oral creatine monohydrate supplementation improves brain performance: a double-blind, placebo-controlled, cross-over trial”. (source)
  7. Avgerinos, Konstantinos; Spyrou, Nikolaos; Bougioukas, Konstantinos; Kapogiannis, Dimitrios (2018). “Effects of creatine supplementation on cognitive function of healthy individuals: A systematic review of randomized controlled trials”. (source)
  8. Arazi, H.; Rahmaninia, F.; Hosseini, K.; Asadi, A. (2015). “Effects of short term creatine supplementation and resistance exercises on resting hormonal and cardiovascular responses”. (source)
Compartilhar

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui