Não permita que seu corpo sofra com assimetrias quando você pode se beneficiar de umm treino unilateral para melhorar todas todas as áreas de seu treino e performance.

Quando falamos de treino, estamos sempre procurando maneiras diferentes de misturar técnicas para fugir da monotonia dos mesmos velhos treinos. Executar os mesmos exercícios repetidamente pode estagnar o seu físico e seu corpo acaba se adaptando e seu corpo infelizmente atinge um  platô indesejado. Enquanto há maneiras de evitar esses platô, como executando drop sets ou aumentando o tempo sob tensão, há de se afirmar que é um tanto frustrante quando atingimos um limite em nosso treino.

Quando falamos de vários exercícios, um lado pode se tornar mais forte que outro. Talvez sua execução seja razoavelmente melhor de um lado do que de outro, ou você não está focado em estabilizar seus músculos da mesma maneira que se esforça para erguer altas cargas. Isso também pode ser um fator genético. Mas o treino unilateral é uma forma de corrigir esses desequilíbrios, adicione algumas variações em seu treino que você conseguirá visualizar uma grande melhora em seu treino e performance como um todo.

unilateral training

O que é Treino Unilateral?

Treino unilateral é quando executamos um exercício de um lado do corpo de cada vez, ou usamos um membro, exemplo apenas uma perna ou apenas um braço durante a execução. Esses exercícios são ótimos por inúmeros benefícios e pode ser o segredo para os seus treinos. Treinando ambos os lados do seu corpo igualmente, você permite que seu corpo corrija qualquer desequilíbrio que possa ocorrer quando um grupo muscular seja mais forte de um lado do que de outro (1). Isso irá promover um benefício geral em força e também melhorar o equilíbrio estético.

Unilateral Vs. Bilateral

Enquanto o treino unilateral é executado com um braço ou uma perna, o  treino bilateral usa as duas pernas ou braços. Treino Unilateral é importante para alguns esportes específicos que trabalham certos movimentos que demandam uma explosão com um perna enquanto se treina equilíbrio e estabilidade do core sendo que ambos os lados acabam recebendo a mesma resposta de treino igualmente.

Treino Bilateral por outro lado, treina ambos os lados do corpo simultaneamente e é frequentemente associado com treinos de fun body (corpo todo) que trabalham múltiplos grupos musculares para melhorar a performance. Com treino bilateral, você é capaz de levantar muito mais carga do que se  for treinas apenas com movimentos unilaterais. Você pode agachar muito mais com ambas as pernas do que apenas com uma (2).

unilateral training

Benefícios de um Treino Unilateral

Corrigir Assimetrias Musculares e Aumentar a Construção de Massa Muscular

A pior coisa que pode acontecer a um bodybuilder é ter uma assimetria. Em um esporte que o equilíbrio corporal é tudo, é uma grande frustração ver uma assimetria atrapalhar todo o seu trabalho. Através do treino unilateral, você pode trabalhar os pontos fracos principalmente seus músculos subdesenvolvidos para melhorar seus ganhos e visualizar uma crescimento como todo para alcançar o que tanto almeja. Mesmo que seja com mais cargas de um lado ou mesmo com mais repetições, ainda permite que trabalhe ambos os lados, apenas com a opção de trabalhar melhor um dos lados.

Apenas pelo fato de estar treinando, o treino unilateral tem grandes efeitos na construção muscular (3). Movimentos excêntricos são a melhor maneira de construir músculos e combinados com o treino unilateral você vai melhorar sua força e volume além do que você imagina.

Melhora Equilíbrio e Coordenação

Desde que você é forçado a focar em um membro para se equilibrar, o treino unilateral é uma ótima maneira de melhorar o seu equilíbrio pois trabalha sua estabilidade e lhe ensina como executar da melhor maneira um exercício com a estabilização de um dos seus membros. A coordenação necessária é mais importante para melhorar sua execução em forma e melhorar seu crescimento muscular.

É uma ótima maneira de trabalhar a conexão muscular entre mente e físico, uma habilidade que vai auxiliar o seu corpo focar nos ganhos musculares e se libertar de qualquer outra distração. Vai conectar seu cérebro ao seu corpo, algo que vai melhorar a resposta do seu físico lhe dando um melhor retorno. Isso apenas lhe trará mais benefícios em ganhos musculares.

unilateral training

Promove Força e Explosão

Já que o treino unilateral exige muito mais do que um membro corporal para se equilibrar, ela também ajuda a aperfeiçoar a maximização da força e explosão. Com umma maior demanda de equilíbrio exige uma maior conexão neuromuscular resultando numa maior produção de força (4). Seus músculos agora estão no ponto para qualquer carga. Quando chega a hora de ser explosivo, aquela carga não estará mais lá, mas os seus músculos vão agir como se estivessem lá.

Melhora Seu Físico como um Todo

Corrigindo qualquer assimetria e trabalhando na força dos seus músculos, tanto nos grandes grupos musculares como nos músculos estabilizados, você consegue melhorar o seu físico. Com um físico mais estético como um todo você vai ter um visual mais bacana e também vai se sentir ótimo com todo o seu trabalho dando resultado.

Resumo

Treino Unilateral é uma ótima maneira de conquistar ganhos na academia. Usando apenas um metro, sendo uma perna ou braço, você é capaz de alcançar um aumento de força, equilíbrio, coordenação e força. Ainda mais você pode trabalhar qualquer assimetria em seu físico que possam atrapalhar sua estética como um todo e que lhe causam frustração. Não deixa o treino monótono, evita o platô, ou qualquer desequilíbrio muscular e sempre irá permitir bons ganhos musculares. Inclua alguns movimentos unilaterais em seu treino e sinta a sensação d maximizar seus objetivos da melhor maneira possível.

Nos deixe saber nos comentários abaixo. Também não deixe de seguir o Generation Iron no Facebook, Twitter, e Instagram. 

*Imagens cortesia de Envato

Referências

  1. Munn, Joanne; Herbert, Robert D.; Hancock, Mark J.; Gandevia, Simon C. (2005). “Training with unilateral resistance exercise increases contralateral strength”. (source)
  2. Fountaine, Charles J. (2018). “Unilateral and Bilateral Exercise Movements: Considerations for Program Design”. (source)
  3. Howe, Louis; Goodwin, Jon E.; Blagrove, Richard (2014). “The integration of unilateral strength training for the lower extremity within an athletic performance programme”. (source)
  4. Makaruk, Hubert; Winchester, Jason B.; Sadowski, Jerzy; Czaplicki, Adam; Sacewicz, Tomasz (2011). “Effects of Unilateral and Bilateral Plyometric Training on Power and Jumping Ability in Women”. (source)

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui