Esse termo refere-se principalmente aos atletas bodybuilders da categoria OPEN.
Muito popularizado pelo blogger Lui Marco, ele conseguiu mobilizar uma série de “entendedores” da internet a perseguir atletas renomados em relação à apenas um ponto de seu físico e desclassificá-los cruelmente.
Um ponto temos que entender a distenção abdominal é completamente normal considerando atletas que passam de 8 a 9 meses em offseason comendo em curtos intervalos de tempo grandes quantidades de comida para aumentar cada vez mais ou apenas manter seu volume muscular.
Outro ponto que pode ser um fator determinante é o fato de existir alguma hernia umbilical facilmente adquirida através do treinamento pesado. Algo que acometeu com o 7x Mr. Olympia Phil Heath.
Mas o mais importante a se dizer é, que essa posição de relaxamento só prejudica a pontuação do atleta se for nas poses mandatórias ou durante sua apresentação individual. Então não adianta exigir desses superhumanos algo que faz parte de sua condição. Melhorar sempre faz parte do esporte, mas foi-se a época em que vacum era importante, deixamos isso para o classic physique.