Home Fisioterapia Cãibra X atividade física

Cãibra X atividade física

0
Cãibra X atividade física

Cãibra X atividade física

Qualquer um que tenha experimentado uma cãibra muscular pode afirmar que é uma sensação estranha, totalmente fora do nosso controle e bastante dolorosa. Afinal, cãibras são espasmos musculares que ocorrem quando os músculos se contraem involuntariamente e não conseguem relaxar.

Quem pode ter uma cãibra muscular?

Qualquer um pode desenvolver uma cãibra muscular, desde os bebês, atletas, indivíduos sedentários, idosos, mas a maior incidência está em praticantes de atividades físicas e atletas. Na maioria das vezes, os atletas desenvolvem cãibras musculares no início do treinamento, quando o corpo ainda não está totalmente condicionado.

Cãibras em atletas podem ocorrer durante ou após períodos de esforço físico.

Cãibras podem ocorrer quando você está descansando, dormindo ou participando de esportes ou outras atividades diárias.

Quais as causas comuns das cãibras?

Existem algumas causas mais comuns que são:

-Desidratação:

Muito comum quando individuo realiza pratica de desidratação (depleção) como numa preparação em fisiculturismo, atividades vigorosas em climas quentes ou falta de hidratação, que levam a desequilíbrios nos níveis de eletrólitos (sódio, potássio, cloreto, cálcio e fosfato)

-Baixa de vitaminas :

Diversos estados de deficiência de vitamina podem direta ou indiretamente levar a cãibras musculares. Estes incluem deficiências de tiamina (B1), ácido pantotênico (B5) e piridoxina (B6). O papel preciso da deficiência dessas vitaminas em causar cãibras é desconhecido.

– Medicamentos:

Alguns diuréticos potentes, como a furosemida (Lasix), ou a remoção vigorosa de fluidos corporais, mesmo com diuréticos menos potentes como espirinolactona, podem induzir câimbras pela depleção do fluido corporal e sódio. Simultaneamente, os diuréticos geralmente causam a perda de potássio, cálcio e magnésio, o que também pode causar cãibras.

 

– Problemas de circulação:

A má circulação nos músculos das pernas, que resulta em oxigênio inadequado para o tecido muscular, pode causar dor intensa no músculo da perna (às vezes conhecida como dor claudicante ou claudicação intermitente) que ocorre com a deambulação ou o exercício. Isso geralmente ocorre nos músculos da panturrilha. Essa dor pode ser devido ao acúmulo de ácido lático e outros produtos químicos nos tecidos musculares. É importante consultar o seu médico se você tiver dor assim.

Como posso prevenir cãibras durante a atividade física

Durante a atividade física é recomendado ter uma rotina de aquecimento pré exercício ou pratica esportiva (O alongamento após o exercício ou esportes também ajuda muito), para evitar cãibras causadas por atividade física vigorosa. Uma boa hidratação antes, durante e depois da atividade é importante, especialmente se a duração for superior a uma hora, e a substituição de eletrólitos perdidos (especialmente sódio e potássio, que são os principais componentes da transpiração) também pode ser útil. Fadiga excessiva, especialmente em climas quentes, deve ser evitada.

Se você tiver uma cãibra muscular durante o exercício, o recomendado é parar sua atividade e manter o músculo em uma posição levemente esticada, como um alongamento leve até que a cãibra se resolva.

Se uma cãibra ocorre quando você estiver dormindo ou deitado, você pode fazer um leve alongamento, providenciar uma bolsa quente ou até tentar fazer uma Massagem leve que pode (ou não) ajudar a aliviar a dor, dependendo da causa.

No esporte, você também pode ajudar a prevenir futuras cãibras musculares sempre aquecendo e alongando bem (especialmente os grupos musculares propensos a cãibras como panturrilhas ) antes dos treinos e mantendo a hidratação adequada durante o exercício. Bebidas esportivas, em vez de água, podem ajudar a evitar desequilíbrios eletrolíticos, como baixos níveis de sódio .

Verifique com seu médico se você tem cãibras musculares frequentes ou graves que não parecem estar associadas com o exercício ou não melhorar com alongamento e massagem. Cãibras musculares nas pernas que surgem com o exercício podem ser um sinal de uma condição mais grave chamada claudicação intermitente devido à má circulação do sangue nas pernas, então vale a pena consultar um médico vascular.

Bos treinos!!!

Gostou da matéria? Você pode acompanhar o trabalho da nossa Fisioterapeuta através Instagram.

Por Mônica Rivero

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here