Os alimentos sem glúten são alimentos como frutas, verduras e carnes, por exemplo porque não contêm na sua composição a proteína do glúten.

Estes alimentos são os únicos alimentos que podem ser ingeridos no caso da doença celíaca, porque nestes pacientes, o glúten pode danificar as paredes no intestino e provocar diarreia e dores abdominais dificultando a absorção de alguns nutrientes.

No entanto, todos podem se beneficiar ao diminuir o consumo de glúten porque o glúten pode causar inchaço e desconforto abdominal.

Lista de alimentos sem glúten

Os alimentos sem glúten são:

  1. Frutas;
  2. Legumes e verduras;
  3. Carnes e peixes;
  4. Farinha de arroz, mandioca, amêndoa, milho, feijão, ervilha, soja, inhame;
  5. Arroz, milho, amaranto, araruta, trigo sarraceno, quinoa;
  6. Amido de milho (popular maisena);
  7. Tapioca;
  8. Fécula de batata;
  9. Polenta;
  10. Sal, açúcar, chocolate em pó, cacau;
  11. Gelatina;
  12. Óleos, azeite, manteigas e margarinas.

Existem também outros alimentos sem glúten que podem ser comprados facilmente em lojas de produtos naturais como pão e macarrão, mas neste caso o rótulo do produto deve indicar ‘alimento sem glúten’ ou ‘glúten free’.

Como fazer uma Dieta sem glúten

Para fazer uma dieta sem glúten deve comer-se apenas alimentos sem glúten e é necessário excluir da alimentação todos os alimentos com glúten como os que são feitos com farinha de trigo, cevada ou centeio como bolos, bolachas, biscoitos ou pão, por exemplo.

A dieta sem glúten ajuda a diminuir os sintomas provocados pelo glúten nos doentes celíacos como diarreias e dores abdominais. Além disso, a dieta sem glúten também é utilizada para emagrecer porque são eliminados da dieta bolachas, pão, bolos ou biscoitos, por exemplo, o que diminui as calorias que são ingeridas.

Mas para quem não consegue viver sem um pãozinho em seu café da manha ou uma massa recheada em seu almoço. A Refinaria Gourmet faz uma grande diversidade de produtos sem glúten para o seu deleite. Não deixe de conferir!

 

 

Compartilhar

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui