Devemos treinar um músculo dolorido ou pular o treino e tirar um dia ou dois a mais de descanso?

A dor muscular que sentimos nos dias seguintes, geralmente é pior quando começamos um treino novo, quando fazemos um exercício que não estamos acostumados, ou quando voltamos a treinar após um tempo parado. Conforme vamos nos acostumando com o treino, a dor muscular tardia costuma diminuir cada vez mais.

 

 

Os nervos sensitivos que causam a famosa dor muscular depois do treino estão localizadas no tecido conjuntivo entre as fibras musculares. Em outras palavras, a maior parte da dor que sentimos alguns dias depois do treino, estão vindo do tecido conjuntivo e não do próprio músculo.

Existe, sim, uma ligação entre a dor muscular e os danos causados ao músculo pelo treino. Porém dor muscular não é o melhor indicativo do mundo para avaliar quão pesado foi os danos e o treino. Suas pernas podem estar doendo tanto que fica difícil subir um lance de escadas, mas isto não significa que o treino tão pesado.E o fato de você não sentir dor nos dias seguintes, não significa que o treino foi leve. Em suma, o que estamos querendo dizer é que dor muscular não é o melhor ponto de referência para saber se o músculo está danificado e se recuperando ainda.

Devemos treinar quando o músculo ainda está doendo do treino anterior ?

Sim, desde que você esteja treinando corretamente, utilizando um volume e frequência de treino corretos. Músculos demoram cerca de 48 horas para se recuperar completamente, às vezes, menos, como é o caso das panturrilhas, antebraços e abdômen. Qualquer treino com o mínimo de bom senso, já vai permitir que os músculos descansem o suficiente entre um treino e outro.

Logo, mesmo que você ainda esteja sentindo dor, é bem provável que seja por outras razões que não vão interferir na hipertrofia. Agora, se você está treinando há vários meses, e nota que sempre está sentindo dores musculares severas e sempre está com dificuldades de locomoção e para treinar.

É provável que seu treino não esteja bem elaborado e você está treinando com volume e frequência muito altos. É possível treinar com volume alto ou frequência alta. Os dois ao mesmo tempo, não.

Ficar dolorido dias depois do treino, não necessariamente significa que os músculos ainda estão se recuperando. Se você já deu, no mínimo, 48 horas de descanso e eles ainda estão doendo, você pode treiná-los mesmo assim; sem qualquer problema e sem medo de estar interferindo na hipertrofia muscular.

Mais importante ainda é não tentar fugir dessa dor muscular tardia através do uso de anti inflamatórios ou relaxantes musculares. Isto só vai atrapalhar como o seu corpo lida com a dor e como ele se adapta ao treino. Por outro lado, provocar a dor, na tentativa de gerar mais resultados, também não é a melhor ideia do mundo. Novamente, o nível de dor muscular não é equivalente aos danos causados ao mesmo.Você pode ter um treino incrível, que vai gerar muito estimulo para hipertrofia muscular, mas por estar acostumado ao treino, não sentir qualquer dor.

Resumindo: desde que você esteja fazendo um treino bem elaborado, não há qualquer problema em treinar um músculo que ainda está doendo. Apenas tenha em mente que dor articular, não é no músculo.

2 Comentarios

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui