Está precisando aliviar a dor depois do treino?

Hoje vamos falar um pouco sobre como amenizar as dores pós-treino.
Quem nunca sentiu dor muscular logo nos primeiros dias de academia e quase desistiu, ou desistiu realmente? Pois bem, em primeiro lugar academia é para todos, mas não é para qualquer um… Há necessidade de uma avaliação médica de suas condições de saúde e, estando devidamente apto, não é só levantar pesos e usar os aparelhos sem uma boa postura. Então entra um bom treinamento que vá de encontro com seu objetivo e seja orientado e supervisionado por um profissional da área. Mas tudo isso vai me fazer ficar sem dor? Não! A dor muscular no pós-treino é muito comum tanto para iniciantes de práticas esportivas como em atletas de alto rendimento.
A dor muscular ou mialgia pode acontecer por acúmulo de acido lático até 24h após o exercício leve ou surgir até 48h ou mais, chamada de DTM (Dor Muscular Tardia). Esta última aparece  por danos musculares relacionados com fibras que foram estressadas (estimuladas) de forma não antes realizada. Em média a dor perdura de 3 a 5 dias ou até 7 dias, mas você pode amenizar o desconforto.
Aqui vão algumas sugestões:
1. A primeira regra é repouso, dormir e descansar é necessário, assim você terá tempo de se recompor.
2. Alterne os treinos, músculos dos membros superiores com os dos membros inferiores. Dê intervalos aos treinos.
3. Aplique gelo com protegendo a pele com uma toalha, por 15 a 20 minutos logo ao terminar um treino intenso.
4. Faça uma boa massagem com um profissional.
5. Faça uma auto-massagem nos músculos mais exigidos no treino (movimentos circulares com creme ou pomada irão aquecer e melhorar a dor)
6. Aplique uma bolsa quente horas depois nas regiões de dor ou maior rigidez muscular.
7. Tome um banho quente, isso faz estimula a vasodilatação periférica conseguindo um relaxamento dos músculos e diminui a “rotação” pós-treino intenso, acalma e ajuda a dormir bem.
8. Faça uma caminhada, até mesmo tarefas de casa ou exercícios leves para aquecer o corpo, (atividade sexual também é valida!).
9. Faça alguns alongamentos, eles ajudam a diminuir a sensação de rigidez causada pela dor.
10.Reponha suas energias, dê preferência a alimentos antioxidantes e proteínas,  de acordo com a orientação do seu nutricionista.
11.Controle sua ansiedade em mudar seu físico, isso trará resultados sem agressões ao corpo e evitará lesões.
12.Caso a dor persista consulte um Ortopedista ou um Fisioterapeuta, estes profissionais poderão amenizar suas dores com tratamentos específicos.
Espero ter ajudado!!! Bons treinos!!!
Por Mônica Rivero

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui