Efeitos dos Álcool nos BodyBuilders e as consequências em seus Objetivos

Para todos aqueles que amam um drink de vez em quando, mas o que o álcool  realmente faz com seus objetivos?

Com a proximidade das festas de fim de ano, é uma época para curtir a família e amigos, algo que todos nós ansiamos. Com isso vem as risadas, as comilanças, lembranças de  bons e velhos tempos, e claro, alguns drinks. Mas para nós que estamos sempre de olho no futuro com nossos objetivos, é importante saber a influência do álcool em nosso treino.

Claro, que qualquer coisa feita com moderação estará tudo bem. Bem, nem tudo, mas você entende o que queremos dizer. Isso é verdade especialmente quando falamos de comida, por que durante as festas de final de ano costuma ter banquetes, uma quantidade impressionante de pratos para todo lado, nos forçando a comer de tudo. E quando falamos de álcool é a mesma coisa, é importante saber o que o álcool faz em seu corpo, quais consequências podem refletir em seu corpo, saúde e objetivos.

Dito isso, curtir uma bebida de vez em quando com a família e amigos por conta desse ano tão difícil é algo de se pensar. Já que você já colocou tanto trabalho e tempo em seu físico e mesmo durante as festas é bom continuar crescendo. Mesmo que haja tentações, você deve ter disciplina suficiente para não cair em maus hábitos.

alcohol

Como o Álcool Funciona no Corpo

O Álcool é absorvido no estômago e no pequeno intestino e a velocidade com que é absorvido depende de inúmeros fatores, como gênero biológico, porcentagem de álcool, e se estômago está cheio ou não (1). Depois da absorção, o álcool entra em sua corrente sanguínea e se dissolve em seu sangue, depois é carregado para todos os seus tecidos aonde começa seus efeitos. Ele vai ser eliminado através de seus rins ou fígado com a ajuda de algumas enzimas ele é quebrado em dióxido de carbono e água.

Quando se fala e efeitos cerebrais, o álcool altera os níveis de neurotransmissores que controlam sua parte comportamental e emocional. Enquanto que suprime muitos hormones, ele aumenta a dopamina, fazendo você se sentir ótimo (2), mas isso é um truque. Dessa forma você continua a beber e você vai se “sentindo bem”, na verdade você está alterando suas as funções químicas do seu cérebro o que aumenta sensações negativas como depressão. Como um todo, o álcool joga com sua mente mas claro que é algo que você precisa tomar cuidado por que todos sabemos como é a sensação na manhã seguinte.

strong man

Efeitos Negativos no Bodybuilding & Performance

Aumenta o Ganho de Peso

O Álcool contém muitas calorias sem qualquer valor biológico. Para alguém que busca sua evolução no bodybuilding e foca na questão de consumo de macronutrientes dentro de um certo equilíbrio, o álcool é certamente algo que não combina. E ainda há grande quantidades de calorias, lembre-se que o álcool não teas benefício algum nutricionalmente falando. Ele na verdade pode atrapalhar o seu metabolismo pois ao invés de queimas gordura e açúcar, seu corpo vai buscar queimar o álcool primeiro, deixando espaço para que o excesso seja estocado (3).

Afeta a Testosterona

A Testosterona é um grande aliado à queima de gordura, mas o álcool pode atrapalhar esse processo e ao invés de quebrar as células de gordura, ele será convertido em acetato e não ajudará na perca de gordura (4). O Álcool também destrói as células Leydig que produzem e secretam testosterona. Desde que beber libera endorfina lhe traz relaxamento e prazer, também podem interferir na síntese de testosterona e o álcool pode aumentar a conversão de testosterona em estrogênio.

Atrapalha a Síntese Proteica

A síntese proteica é um processo que ajuda a estabilizar o processo de construção muscular e o álcool tem efeitos negativos sobre isso, principalmente  sobre a produção do hormônio do crescimento, algo responsável por ganhos positivos. Se você não consumir a quantidade suficiente de proteína, algo essencial para o crescimento muscular, seu corpo pode ficar em estado catabólico, algo que o álcool também pode induzi-lo. Devido à alta quantidade de calorias, isso pode atrapalhar seu processo corporal e também sua síntese proteica (5).

Atrapalha o Sono

Álcool pode afetar o sono negativamente, o que é a parte mais importante de sua recuperação. Afetando a qualidade do seu sono, especialmente depois de um treino desgastante, você pode atrapalhar seu sono REM, o momento mais importante do seu descanso, levando à péssima recuperação e não possibilitando ao seu corpo a chance de se recuperar (6).

alcohol

Dicas para Beber sem Atrapalhar seus Ganhos Musculares

Quando chega essa época do ano, não se estresse. Esses efeitos negativos existem, mas tudo em excesso afeta nosso corpo negativamente. É importante saber o impute do álcool tem em nosso corpo, mas também é importante se divertir e curtir esses momentos com as pessoas amadas. Algumas dessas dicas serão muito importantes para você não se fazer de vítima depois que os efeitos negativos do álcool vierem sobre você. Apenas seja consciente de tudo que você já trabalhou até agora:

  • Fique longe de bebidas com altas calorias: evite qualquer coisa com muito açúcar ou aditivos artificias como cocktéis. Procure algum licor ou cervejar se realmente é sua praia.
  • Não beba antes de treinar: o seu resultado será completamente abaixo da expectativa se você quiser treinar delis de beber! Guarde isso para depois.
  • Hidrate-se: se você irá beber, hidrate-se e mantenha o consumo de água o tempo todo para evitar muitos efeitos negativos.
  • Coma alguma coisa: tenha certeza que seu estômago está cheio, não beba de barriga vazia.

Resumo

A época das festividades é muito incríel. Se unir à pessoas amadas é sempre prazeroso e divertido e o álcool está sempre presente. Não deixe seus objetivos serem deixados de lado. Curta seu momento com moderação. Conhecendo os efeitos negativos do álcool é importante para entender todo o processo e valorizar mais os seus ganhos. Tudo em moderação é possível, curta e lembre-se que o excesso pode lhe atrapalhar, além de destruir sua manhã seguinte.

Nos deixe saber o que você acha nos comentários abaixo. Também siga Generation Iron no Facebook, Twitter, e Instagram. 

*Imagens cortesia de Envato

Referências

  1. Dubowski, K. M. (1985). “Absorption, distribution and elimination of alcohol: highway safety aspects”. (source)
  2. Indiana University (2013). “Taste of beer, without effect from alcohol, triggers dopamine release in the brain”. (source)
  3. Suter, Paolo M. (2005). “Is alcohol consumption a risk factor for weight gain and obesity?”. (source)
  4. Walter, Marc; Gerhard, Urs; Gerlach, Manfred; Wiejers, Heinz-Gerd; Boening, Jobst; Wiesbeck, Gerhard A. (2006). “Controlled Study on the Combined Effect of Alcohol and Tobacco Smoking on Testosterone in Alcohol-Dependent Men”. (source)
  5. Lang, Charles H.; Pruznak, Anne M.; Nystrom, Gerald J.; Vary, Thomas C. (2009). “Alcohol-induced decrease in muscle protein synthesis associated with increased binding of mTOR and raptor: Comparable effects in young and mature rats”. (source)
  6. Miller, Mary Beth; Reen, Eliza Van; Barker, David H.; Roane, Brandy M.; Borsari, Brian; McGeary, John E.; Seifer, Ronald; Carskadon, Mary A. (2017). “The Impact of Sleep and Psychiatric Symptoms on Alcohol Consequences among Young Adults”. (source)