Com essa frase, o 4x Campeão da categoria Men’s Physique causou nas redes.
Tentando justificar sua própria ascensão, declarou que nos últimos 6/7 anos a categoria Men’s Bodybuilding Open vem perdendendo seu valor; enquanto que a Men’s Physique está em plena ascensão.
Os números não negam, realmente as classes fitness são muito mais numerosas, não apenas a men’s physique, mas a bikini fitness e também a classic Physique terão muito destaque nos anos que estão por vir. Há inúmeras competições em todo o mundo com dezenas de participantes, enquanto que nas categorias Bodybuilding sempre tem menos participantes.
Isso não quer dizer popularidade, mas sim dificuldade; não são todos os atletas que estão dispostos à enfrentar o desafio de ser bodybuilder em sua essência. As privações e obstáculos dessa classe são incontáveis.
Se for pra contrapor números vamos à eles, a categoria bodybuilder está no mercado há pelo menos 53 anos, se formos considerar apenas os anos de Mr. Olympia enquanto que a men’s physique é recente 5 anos. Quando se trata de audiência, o público paga fortunas para assistir aos bodybuilders no palco de Vegas, enquanto a competição de Men’s Physique promove-se junto à expo; ou seja, o público não vai exclusivamente para o show e, sim aproveitar as promoções e presentes das marcas patrocinadoras.
O mais importante é que sem a classe bodybuilder nenhuma dessas categorias fitness existiria então trata-se no mínimo de respeito para com árduo esforço que abriu as portas para tantos entusiastas do esporte.
Vai com calma Buendia.