Um ano repleto de acontecimentos para nosso atleta
Thiago Santisteban após receber a honra de seu procard pela IFBB Pro League, durante sua preparação para estrear nos palcos profissionais, Santisteban descobriu uma condição genética: a diabete tipo 1.
Como muitos não sabem, a diabete tipo 1 é uma doença auto-imune que não tem cura nem reversão como a diabete tipo 2. O tratamento apenas auxilia o portador a viver, mas não há esperanças de cura.
Nessa condição seu pâncreas simplesmente não funciona mais e sem o funcionamento desse órgão é impossível a absorção de nutrientes. A administração de insulina passa a ser necessária para viver. Alguns sintomas básicos: drástica perda de peso, visão turva, perda de memória, fome exagerada, infecções frequentes, formigamento nos pés além dos altos níveis de açúcar no sangue.
Ela acomete também um grupo pequeno de pessoas e ela pode se manifestar em qualquer fase da vida. No caso de Santisteban foi na fase adulta, logo no auge de sua carreira. Algo que não o abalou.
Mesmo com todas essas dificuldades físicas continuou no seu sonho e provou que é possível ser atleta bodybuilder e conviver com essa doença. “Acredito que na vida nada é por acaso, tenho certeza que Deus tem um propósito, já recebi diversas mensagens de pais com filhos que amam o esporte mas acham que não podem alcançar a excelência, estou aqui para provar o contrário” disse Santisteban em nossa live.
Agora é subir nos palcos de Portugal com a certeza da vitória, pois só de chegar aqui já é um grande passo tanto para o esporte nacional, como para um atleta em sua condição.
Obriagado Santisteban pela motivação inigualável.