Me lesionei, e agora? Compressa fria ou quente?

Socorro, me machuquei! E agora, coloco compressa fria ou quente?

 

Calma, se você ja teve essa dúvida na hora de uma lesão saiba que é uma pergunta muito comum. Com dor, o que queremos é nos livrar do desconforto imediatamente, mas qual seria a melhor opção??? E o que eu posso fazer em casa, sem gastar muito e que seja fácil de aplicar??? Frio ou Calor?!!! veja qual melhor opção para seu caso…

 
    As duas compressas aliviam da dor, porém agem de formas diferentes e é preciso ficar atento sobre qual escolher e qual melhor momento de aplicar cada uma.
 

    Geralmente usa-se a compressa fria (Bolsa de gelo, panqueca de toalha com gelo, água fria), quando temos um trauma recente, ou seja, que ocorreu com até 48, horas. Alguns exemplos de lesões que podem ser tratadas com gelo são uma pancada, dor articular pós treino, pós cirúrgico, trauma direto. O frio aplicado vai ajudar amenizar a formação da inflamação, impedindo o acúmulo de líquido (edema), diminui a sensação de dor, e também estimula o relaxamento muscular quando aplicado nos músculos pós treino.
 
    A compressa quente (bolsa de água quente, toalha aquecida seca, toalha c/água quente, bolsa de gel termico) também funciona para a dor, porém deve ser aplicada após um período maior que 48 horas. O objetivo é conter a evolução do processo inflamatório. O calor vai agir melhorando a circulação do local do trauma crônico/antigo, melhora a absorção dos líquidos e toxinas que se acumularam (edema). O calor também promove um relaxamento muscular que alivia bastante os casos de rigidez pós treino, dores nas costas, torcicolos e até cólicas menstruais.
 

Enfim, ambas terapias causam alívio de dor, uma mais usada nos casos agudos e recentes (fria), ou usada nos casos crônicos ou tardios (calor).  Muito cuidado com o tempo de aplicação para não ferir sua pele, proteger a área com um pano e observar alterações na sensibilidade da pele. O tempo ideal de calor ou frio deve ser em torno de 15-20 minutinhos e sempre observando a área tratada para não sofrer nenhuma queimadura. 
 
Existem outras formas de se utilizar o frio e o calor na fisioterapia (Infravermelho, Parafina, ondas curtas, Imersão,..etc.). Caso sua lesão seja severa você deve consultar um médico e fisioterapeuta para realizar o tratamento adequado. 
GI Team
The GI Team is here to provide top news and original content for the new generation. The generation of bodybuilders who are pushing the sport to bigger and better places. Join The Movement. Become a part of Generation Iron!