A partir do começo dos anos 80, a insulina deixou se ser utilizada somente por diabéticos e passou a fazer parte dos grupos das drogas dos fisiculturistas e atletas profissionais. Sua popularidade começou a crescer a partir dos Jogos Olímpicos de 1996, quando apareceram os rumores de que os esportistas já a estavam usando em grande escala, e um dos fatores que contribuiu para essa escolha foi à falta de detecção pelos exames antidoping, o que dura até os dias de hoje.

A função desse hormônio, que é secretado pelo Pâncreas, é regular os níveis de glicose no sangue. A terapia médica com essa droga visa a tratar as diferentes formas de Diabetes,nos casos em que o organismo já não reconhece a Insulina ou quando não a produz. Os diabéticos necessitam de aplicações regulares para suprir a deficiência da produção desse hormônio, e terem seus níveis de glicose no sangue constantemente checados. É metabolizada pelo fígado e pelos rins, e se houver algum problema com um desses órgãos, existe o risco de que a Insulina não seja degradada rapidamente, levando o usuário a um estado grave de hipoglicemia.

Seu uso no meio esportivo deve-se a diversas propriedades anabólicas como:

1. Aumenta consideravelmente a absorção de aminoácidos, estimulando a síntese de proteína.

2. Também auxilia a produção e secreção de Testosterona, atuando junto a uma enzima testicular denominada Dihidrogenase.

3. Estudos recentes tem mostrado que também influencia na hidratação celular, aumentando o transporte de minerais, como potássio e sódio, para o interior da célula, o que auxilia a síntese protéica.

4. Reduz a atividade de uma enzima chamada Lipase, que estimula o acúmulo de tecido gorduroso.

5. Inibe a produção da enzima Aromatase, responsável pela conversão dos hormônios androgênicos em Estrogênio, o que acaba por causar um aumento da circulação de Testosterona livre.

Mas antes de sair correndo atrás dessa droga, é bom que fique sabendo das conseqüências ruins da aplicação desse hormônio :

1. Vai crescer (possivelmente por renitência hídrica ) e ficar mais forte do que jamais imaginou que conseguiria(aumentando o risco de lesões )

2. Pode ganhar a maior barriga da sua vida(palumboismo,visceromegalia)

3. Você pode morrer.(hipoglicemias)

Por isso tome cuidado ,de todas as drogas essa é a única que pode te levar a óbito em questão de instantes .

— texto por Dr. Guilherme Klein

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui