Matt Jansen fala sobre os riscos à saúde e as recompensas do fisiculturismo competitivo.
Matt Jansen é um treinador de fisiculturismo poderoso que vem construindo uma reputação icônica na indústria por seu conhecimento e sucesso com os atletas. Ele é mais recentemente conhecido por treinar Nick Walker, que acabou de ganhar o primeiro lugar no New York Pro 2021. Conversamos com Jansen para aprofundar nosso conhecimento. Em nossa última entrevista GI Exclusive, Matt Jansen compartilha detalhes importantes sobre os maiores riscos à saúde do fisiculturista que todos os competidores devem estar cientes em suas carreiras e estilo de vida.
Durante nosso tempo conversando com uma grande variedade de atletas, especialistas e treinadores – sempre fizemos questão de fazer uma pergunta direta. O bodybuilding profissional é um esporte radical com riscos inevitáveis à saúde? Durante nossa conversa com Matt Jansen, também fizemos essa pergunta a ele.
Em vez de falar em extremos, Matt Jansen respondeu nossa pergunta com contexto e detalhes para colocar tudo em perspectiva. Resumindo – sim, um estilo de vida de fisiculturista pode levar a riscos e problemas de saúde. Na verdade, Jansen acredita que para ser o melhor em qualquer esporte profissional, o atleta se coloca em risco. Por definição, esses concorrentes estão tentando ultrapassar os limites do que é atleticamente possível. Isso vem com possíveis desvantagens.
Dito isso, não significa que o fisiculturismo profissional seja uma sentença de morte ou um pesadelo para a saúde. Existem muitos estilos de vida em que todas as pessoas nesta terra se envolvem que são arriscados. A quantidade de açúcar e sal que é padrão na maioria dos alimentos que comemos nos mercados representam um risco. A quantidade de álcool que a maioria dos lugares considera socialmente aceitável apresenta riscos. O fisiculturismo não é exatamente a mesma coisa – mas, em geral, é um estilo de vida que muitos aceitam e que pode representar certos riscos.
É por isso que Matt Jansen defende estar informado e tentar ser o mais saudável possível à medida que avança em sua jornada no fisiculturismo. O maior problema são menos os riscos inerentes – e mais a falta de precauções tomadas para mitigar esses riscos. Para ajudar, Jansen identifica os dois maiores riscos à saúde que todos os fisiculturistas devem conhecer.
Pressão alta e não estar ciente dos níveis de glicose são os dois maiores problemas no fisiculturismo. Em grande parte, isso ocorre porque é “fácil desligar sua mente”, como Jansen coloca, à maneira como essas duas coisas podem lentamente “causar estragos em seu corpo”. Obviamente, a pressão alta também é um problema específico que a maioria dos americanos tem, independentemente da prática de musculação. O estilo de vida do fisiculturismo certamente não ajuda – quando você não está prestando atenção aos detalhes.
Esses dois problemas podem causar danos ao coração, ao fígado e aos rins. A longo prazo, esse tipo de dano a um órgão pode levar a sérios problemas de saúde no futuro – e, para alguns, até a morte. Isso pode parecer alarmante – mas não é um para um que os fisiculturistas sofrerão esses problemas. Esses problemas são mais prováveis de acontecer com um estilo de vida de fisiculturista se você não prestar atenção aos detalhes de sua dieta e suplementos que estão sendo colocados em seu corpo.
Você pode assistir Matt Jansen entrar em detalhes sobre a saúde no fisiculturismo e a importância dos detalhes por trás de uma dieta e estilo de vida no fisiculturismo em nosso último episódio de entrevista GI Exclusive acima.