Já testou alguma técnicas de massagem para alívio da dor e melhora no rendimento?

Olá seguidores da Generation Iron!  Vocês já perceberam que a musculação no Brasil é assunto em alta? O esporte vem se consolidando como uma paixão nacional e o número de praticantes de musculação e fisiculturismo a cada ano.
Ah, então é  por isso que os olhos do mundo estão em cima do território brasileiro. Sim,  todos estão vendo o sucesso de atletas que mudam seus corpos chegando ao topo do esporte dentro e fora do nosso país. O mundo está vendo e se perguntando como o bodybuilding pode alcançar resultados tão grandiosos, motivar e despertar interesse de públicos tão diversos e de todas faixas etárias em pleno “País do futebol”?!
Como fisioterapeuta de diversos atletas vitoriosos, vou apresentar alguns temas que são de interesse de todos praticantes de musculação mas que também servem para sanar de forma fácil a curiosidade dos fãs dos nossos atletas.
Hoje eu vou falar sobre umas das minhas especialidades,  a Massagem Miofascial, ou a tal liberação miofascial, e da Deep Massage (massagem profunda) que tem sido muito difundida e muito bem aceita por praticantes de atividades de alto rendimento, e que vem mostrando ser uma necessidade na evolução do corpo de um bodybuilder. Então vamos lá,…
A massagem miofascial já existe há muitos anos e, como muitos atletas tem provado sua eficácia pelo rendimento esportivo, vamos entender um pouco sobre essa técnica.

O que é liberação miofascial ?

É uma técnica de massagem manual ou com auxílio de instrumentos, que visa diminuir as restrições miofasciais (camada tecido elástico que recobre o músculo). Essas restrições  ocorrem devido inflamações, micro lesões, aplicações locais ou traumas diretos, e podem ocasionar perda de elasticidade, tornando o tecido afetado mais denso, duro e desidratado (tecido fibroso).

O que é deep massage?

Deep Massage é uma massagem mais vigorosa, forte e intensa. Ela é chamada de massagem profunda por atingir feixes de fibras abaixo da musculatura. Essa técnica pode ser aplicada sozinha ou com associações de técnica de liberação miofascial.  A Deep Massage vai ajudar a diminuir restrições de movimento, diminuir aderências e fibroses, e “nódulos” mais profundos, liberando assim os músculos e articulações para executar melhor suas funções.

Para que servem essas técnicas?

Bom, servem para muitas finalidades, mas a maior procura certamente é para alívio de dor (dores musculares crônicas, tensionais, pós treino, patológicas) mas essas técnicas também ajudam no relaxamento muscular, permite maior mobilidade articular, mais liberdade na execução dos movimentos, amplitude de movimentos e melhora na capacidade de contração muscular. Como se isso nano bastasse,  vemos ainda a melhora na disposição, mais flexibilidade, elasticidade e agilidade, prevenção de lesões e doenças musculares crônicas, melhor desempenho na hipertrofia, e definição muscular.
Em casos com fins estéticos os resultados tem sido também muito satisfatórios.

Quem pode fazer?

Praticantes de qualquer atividade física, pacientes com dores e restrições de movimentos. Pessoas que queiram manter a saúde muscular buscando prevenção.
Para atletas, temos melhora de rendimento no seu esporte, maior facilidade na nutrição muscular, acelerando a recuperação , evitando lesões  e melhorando a consciência corporal.

Compartilhar

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui