Um novo estudo publicado pela revista Nature Medicine revelou importantes descobertas dentro do processo de envelhecimento.

É de conhecimento comum que a medida que envelhecemos nosso metabolismo desacelera, nossas fibras musculares começam a enfraquecer e começamos a ganhar peso. Mesmo que isso seja facilmente observado ao nosso redor, muitos mecanismos biológicos estão envolvidos na questão do envelhecimento e ganho de peso que ainda não foram bem explorados.  Um estudo sueco recente que envolveu esses dois fatores determinou que a redução do metabolismo lípidico nos tecidos é uma das grandes causas que levam ao ganho de peso durante o processo de envelhecimento. Você pode ler o artigo completo aqui que foi publicado na Nature Medicine de Setembro aqui.

 

O que significa o metabolismo lipídico?

Em biologia, metabolismo é a síntese de degradação de lipídios nas células no qual o nosso corpo consome e repõe diferentes tipos de proteínas. Diferentes proteínas tem diferentes sínteses e maneiras que são consumidas. Lipídeos é um grupo de componentes naturais de nosso corpo que também incluem gorduras e óleos.

O estudo, no qual acompanhou 65 pessoas por mais de 13 anos, mostrou que a síntese lipídica foi diminuindo mesmo que o indivíduo ganhasse ou perdesse peso. Simplificando, isso significa que o processo de seus corpos de consumo e reposição de gorduras — processos opostos — desaceleraram durante esse período para todos os indivíduos. O estudo também é notável por comprovar que envelhecer, independente dos fatores como dieta e exercícios, é o primeiro fator que inicia esse processo.

Como a síntese lipídica afeta o ganho de peso?

Desacelerar a síntese lipídica sempre foi associado com obesidade em pessoas de todas as idades. Entender o funcionamento das funções lipídicas é crítico para os cientistas entenderem os problemas de saúde relacionados à obesidade. Como mencionado no estudo, era de desconhecido ” se a síntese lipídica é constante por toda a vida ou muda durante o ganho ou perda de peso”. Esse estudo mostrou que há fatores que podem mudar o ritmo de síntese de gordura e o consumo de gordura.

Isso é uma ótima notícia para os bodybuilders, que sempre discutiram o papel do metabolismo dentro do mundo fitness. Mesmo que seja apenas uma pequena peça desse quebra-cabeça, isso também sugere que teremos mais controle do nosso corpo e os processos naturais, e também a possibilidade de desvendar grandes segredos do nosso corpo.

 

 

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui