Se observarmos o cenário da Nutrição vemos inúmeras dietas, virando moda ou não. Como é de se esperar, muitas prometem milagres na perda de peso, ou gordura corporal, mas algumas são difíceis de acreditar ou mesmo de se afirmar se é uma boa ou péssima idéia.

Esse é o caso da “Dieta Carnivora.” Essa dieta da moda consiste em consumir carne e ovos. Apenas!

Nada de vegetais, frutas ou qualquer carboidrato ou açúcar. Produtos derivados do leite são permitidos, mas a maioria dos carnívoros evitam por sua lactose ( que é um açúcar). Derivados vegetais são considerados um “veneno” pois eles alegam que são “anti-nutrientes”.

Então, por que escolher a dieta Carnivora ?

A Dieta Carnivora

Para deixar claro,a Dieta Carnívora não é a mesma coisa que a keto diet. A keto diet consiste em 80 por cento gordura e ela é bem baixa em proteína. A Dieta Carnívora tem muita carne.

Um dia de dieta Carnivora seria assim:

Refeição 1: ovos e bife para café-da-manhã

Refeição 2: 2 bifes para almoço

Refeição 3: 2 bifes no jantar.

Nesse mundo, abacates não são bem vistos (mesmo que sejam ricos em “gorduras saudáveis”) pois são de origem vegetal.

Completamente o oposto do diversas dietas valorizam, a dieta carnivora não tem muitas qualidades.

Mas o lado positivo é que você irá emagrecer. Mas, não é porque há algo especial na carne, Esse estilo de alimentação é rico em proteínas, o que vai lhe ajudar a se sentir mais saciado. Também essa estratégia de dieta é livre de alimentos processados, e a combinação de proteína e nenhum alimento artificial vai lhe ajudar a comer menos. E comer menos calorias é a primeira regra da perda de peso.

A Dieta Carnivora resolve Problemas de Saúde?

A Dieta Carnivora tem muitos benefícios além da perda de peso. Isso inclui a resolução de problemas como artrite, problemas gastrointestinais e outras condições. Se você tem alguma condição de saúde e aparentemente desapareceu depois que iniciou essa dieta, infelizmente, não deve ser apenas em função da sua dieta ser exclusivamente de carne mas deve haver outras razões para ter melhorado.

No início, você pode estar se sentindo melhor pelas mudanças da sua flora, pois a mudanca na sua dieta causou a morte de inúmeras bactérias, ou sua perda de peso reduziu diversos outros sintomas negativos, ou mesmo você eliminou alimentos que lhe causavam problemas que você nem sabia.

Alguns até dizem que a dieta cura depressão, mas infelizmente isso pode fazer com que as pessoas parem sua medicação o que se torna um risco.

Mesmo que seja uma dieta baseada em baixas calorias e lhe ajude a perder peso, há muitas hipóteses envolvidas. Os efeitos emocionais que essa dieta podem causar não podem ser ignorados.

Os Riscos da Dieta Carnivora

Limitar sua dieta para apenas um ou dois alimentos e encarar a comida como um combustível não é saudável. Comida, como conhecemos, é muito mais do que isso. Esse tipo de dieta acaba resultado em uma desordem alimentar e provoca uma atitude perigosa em relação aos alimentos que nunca foram prejudicais (como os vegetais).

Além do fardo psicológico, um dos maiores mitos da Dieta Carnivora é que você consegue absorver todas as vitaminas e minerais essenciais da carne disponível nos mercados.

Mesmo que a carne possua um alto valor nutricional, uma dieta restrita apenas a carne deixa muitas lacunas e pode causar problemas de saúde.

No mínimo sua dieta será baixa em Vitamina C a menos que você esteja comendo fígado ou ovos crus. Também você não estaria comendo nenhum antioxidante ( os quais não estão presentes na carne) e você também estaria sem fibras ( um nutriente essencial).

 

Compartilhar

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui