Multivitamínicos e músculos
Não há evidência científica que embase a idéia de que os multivitamínicos ajudem no ganho muscular. Mas quando você ganha músculos, é resultado da junção de treino de força combinados com uma dieta e suplementos com quantidades adequadas em proteínas e calorias, e correto descanso apenas dessa forma você pode reconstruir e recuperar. Qualquer crescimento muscular proveniente de multivitamínicos não há provas.
Multivitamínicos e imunidade
A boa performance do seu sistema imunológico depende de uma variedade de fatores complexos. Um deles é o nível de micronutrientes, que ajudam o sistema de defesa do seu corpo. Especialmente, vitaminas A,C e E trabalham juntamente com o Zinco para ajudar a barreira epitelial, enquanto as vitaminas A, B6, B12, C, D, e E trabalham com o um diversidade de outros elementos para ajudar os glóbulos brancos.
Deficiências em nutrientes inibem seu sistema imunológico. Então, por essa razão, o multivitamínicos pode ser útil. Mas novamente, poderia um shake de proteína enriquecido das vitaminas acima, ou incluindo matcha e spirulina, que melhoram o sistema imunológico e ajudam a combater agentes patogênicos.
É importante entender que deficiencias em nutrientes podem atrapalhar sua função imunológica, o contrario não é verdadeiro. Tomar altas doses de vitaminas não melhoram seu sistema imunológico.
Considerações de segurança
Como os multivitamínicos são classificados como Suplementos, a qualidade pode variar, e é fácil de comprar algo que não seja efetivo.
Não há como reclamar dos multivitamínicos pois seus rótulos não sempre conferidos pelos órgãos competentes. Ainda mais com a grande variedade de farmácias de manipulação sem regulamentação ou fiscalização.
Sem contar que mesmo com fiscalização, todos são feitos manualmente, ou seja, são totalmente manipuláveis e passiveis de erro. A questão é considerar uma farmácia de confiança ou mesmo buscar uma marca fidedigna.
Os multivitamínicos são para você?
Recomendamos duas diferentes formas para preencher as lacunas em sua dieta e cobrir suas necessidades básicas.
1) Coma alimentos orgânicos e de origem confiável. Procure timber pelos famosos “superfoods”. Folhas verdes, frutas e chá verde, você facilmente acrescenta em qualquer tipo de dieta (offseason ou cutting) e, obviamente controlar seus níveis de sono e estresse com a frequente pratica de exercícios.
2) Se você decidir em tomar um multivitamínico, seja honesto consigo mesmo em relação à suas expectativas. Não há nenhuma pesquisa que comprove resultados ou mudanças no organismo através do uso dos multivitamínicos. Por isso, busque confiança e credibilidade acima de qualquer vantagem.