Perigo no esporte

Há uma onda de bodybuilders que simplesmente queimam seu pâncreas desnecessariamente. Primeiramente precisa-se entender o fato de consumir insulina em função do esporte.

Bodybuilders que fazem dieta por 10,15, 20 anos comendo altos volumes de carboidratos de 6 a 8 vezes ao dia podem sim precisar de alguma dose de insulina. Imagine que pessoas normais não comem todo esse volume de carboidratos dessa maneira há uma sobrecarga do pâncreas pois está em constante ação durante anos seguidos.

Há o momento que sim, o atleta torna-se diabético se não há intervalos para que seu organismo se restabeleça. Mas há uma diferença entre a falta de insulina (principalmente por essa overdose de comida e concomitantemente ao uso de altas doses de HGH) e a resistência à insulina.

Como já discutimos aqui, o que acontece com nosso organismo quando comemos carboidratos, eles são quebrados em moléculas de glucose e atingem sua corrente sanguínea, o pâncreas, principalmente as células beta sensibilizam esse açúcar no sangue, dessa forma, acionam a produção de insulina

Além de todo esse volume de comida consumido, o fígado e rins produzem glucose a partir dos aminoácidos, ou seja, tudo que é consumido sendo carboidratos ou não esses dois órgãos continuamente jogam glucose em sua corrente sanguínea. É um sistema de proteção toda vez que a glucose cai demais seu corpo automaticamente eleva os níveis de glucose no sangue.

Os receptores de insulina também são um fator determinante para absorção dessa glucose na corrente sanguínea. Bodybuilders geralmente não tem problemas concernente à esse fator já que se alimentam muito bem, principalmente aqueles que tem uma dieta mais limpa e suplementam com omega e outras gorduras boas.

Acompanhar sua glicemia é extremamente necessário

O que realmente acontece com os bodybuilders é a produção insuficiente de insulina. Já que nosso corpo não está preparado para consumir 1kg de carboidratos por dia, por isso por vezes é necessário o controle constante através da medição, principalmente pela manhã em jejum para não prejudicar seu pancreas e realmente ocorrer absorção dos nutrientes que realmente precisa.

Compartilhar

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui