Home Monica Rivero Saiba como aliviar os sintomas da hiper lordose

Saiba como aliviar os sintomas da hiper lordose

0
Saiba como aliviar os sintomas da hiper lordose

Lordose X Hiper lordose.

Qual a diferença e como corrigir o problema.

 

Dentre as lordoses (nome dado a curvatura normal da coluna) temos a lordose cervical, que fica na região do pescoço, e lordose lombar mais próximo à região abdominal. Quando há alguma alteração nestas curvaturas dizemos que existe um problema de desvio de lordose.

Hoje falaremos da lordose lombar, a área mais comum das dores na coluna. Lordose lombar é o nome que se dá para curvatura natural da parte inferior da nossa coluna vertebral, e quando essa curvatura está em excesso, ou muito acentuada chamamos de hiperlordose lombar.

A Hiperlordose é uma causa comum de dores nas costas. O aumento da curvatura ou “arco” acaba pressionando os discos intervertebrais e “pinçando” nervos, causando dor, sensação de queimação, formigamento, diminuição de sensibilidade, dores que se espalham pelas pernas ou até mesmo progredir para uma hérnia de disco.

O aumento de curvatura pode ser devido à formação estrutural, excesso de peso corporal, aumento do perímetro abdominal que ocorre na gravidez ou na famosa “barriguinha” dos mais descuidados. O uso de salto alto também cria esse aumento de curvatura da lombar para compensar um desequilíbrio gerado pelo deslocamento do centro de gravidade do nosso corpo.

Em algumas pessoas a hiper lordose pode gerar flacidez no abdômen, a barriga fica projetada para frente e o bumbum bem para traz, dores no pescoço, entre outros sintomas que irão podem variar de pessoa para pessoa. Há também tem quem apresente celulite nos glúteos (celulite postural, tema de outra matéria em breve) por causa da diminuição do retorno venoso e linfático causado pela má postura.  Esses podem aparecer ao se executar um  simples agachamento, levantar peso, passar muito tempo sentado, ou executar tarefas simples de casa como varrer, lavar roupas, etc.

Como melhorar isso? Aqui Vão algumas dicas:

1. Cuidar da postura com o acompanhamento de um fisioterapeuta é a melhor opção. O tratamento pode ser através de RPG (Reeducação Postural Global), Pilates, fortalecimentos e alongamentos que podem ser feitos em casa, consultório ou na academia.

2. Praticar atividades que melhorem a postura e visem o fortalecendo do abdômen, como  Pilates, yoga ou musculação. Todas a atividades, claro, devem ser orientadas por um educador físico, sempre.

3. Massagens de liberação miofascial, ventosas e técnicas de fisioterapia também auxiliam na melhora da postura e alívio das dores.

4. Redução do peso corporal ao nível ideal alivia a sobrecarga na coluna e diminui a perda de gordura suaviza a aparência de barriga projetada.

5. Reduzir o tempo sentado no trabalho ou dirigindo. Fazer pequenas pausas para andar um pouco, alongar-se ou até uma espreguiçada pode ajudar hora do desconforto de quem passa muitas horas nessa posição.

 

Tratamento cirúrgico pode ser indicado se a curva lordótica for grave com envolvimento neurológico. Isso dependerá de avaliação medico ortopédica.

Boa postura! Bons treinos!!!

Mônica Rivero

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here