Tendinite na musculação
Quem treina com certeza ja ouviu falar a palavra TENDINITE, e se não conheçe alguem que teve ou tem esta lesão é mentira, pois é uma das lesões mais comuns não só dentro do esporte como presente no nosso cotidiano.
O QUE É TENDINITE?
A palavra tendinite vem de inflamação do tendão, um tendão é um tecido que liga, conecta, um músculo ao osso, este tecido é flexível, resistente e pode suportar a tensão.
Os tendões são como cordões duros e fibrosos que unem os músculos aos ossos. Os tendões saudáveis são feitos de fibras retas e paralelas de colágeno.
Tendões e músculos trabalham juntos e exercem uma força de tração, ou seja com tendinite a mobilidade estará comprometida.
Tendões e ligamentos são resistentes e fibrosos, mas são conhecidos como tecidos moles, porque são moles em comparação com o osso. Mesmo sendo fortes e resistentes podem sofrer micro lesões.
COMO OCORRE?
A tendinite é uma inflamação dolorosa de um ou mais tendões que muitas vezes aparece devido movimento excessivo ou em más condições de trabalho.Isso acontece quando uma pessoa sobrecarrega de cargas ou movimentos, e agride um tendão, por exemplo, durante o esporte. Quando a tendinite “ataca” dizemos ser uma lesão aguda, há um aumento de dor, queimação , com inflamação.
TENDINITES COMUNS NA MUSCULAÇÃO
Na musculação as lesões por tendinites mais comuns são no cotovelo, as famosas epicondilites, nos punhos vemos tendinite associada a “síndrome do túnel do carpo”, ombos “manguito rotador”, tendinite no bíceps e nos joelhos a tendinite patelar , mas também pode afetar outras partes do corpo. A tendinite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos que praticam muito esporte. As pessoas mais velhas também são suscetíveis, porque os tendões tendem a perder elasticidade e se tornam mais fracos com a idade. Muitas vezes a tendinite pode ser consequência de outro problema como desequilíbrio postural por exemplo, ou vir associada a outras patologias como bursite, artrite, artrose… que falaremos mais posteriormente.
Sem tratamento adequado, a tendinite pode resultar mais facilmente numa tendinose ou na ruptura do tendão. Esta é uma condição mais grave que pode precisar de cirurgia.
A tendinose ocorre quando os tendões degeneram, o que significa que eles começam a se romper.
Os sintomas podem ser aliviados basicamente com ações anti-inflamatórias e repouso. Um médico pode muitas vezes distinguir entre tendinose (tendões degenerados) e tendinite (tendões inflamados) através de uma avaliação com exame da varredura da área afetada usando uma técnica de diagnóstico simples de imagem como ultra-sonografia ou ressonância magnética (MRI)
Tratamento
O tratamento visa aliviar a dor e reduzir a inflamação.
✔️Descansar a articulação envolvida,
✔️Aplicar gelo local em fase aguda
✔️Aplicar calor e frio na fase crônica
✔️Medicamento analgésico e anti-inflamatórios prescritos por médico,
✔️Fisioterapia
O que o Fisioterapeuta pode fazer?
✔️ Manipular e massagear associando com tecnicas de liberação miofascial a área afetada para proporcionar alívio e acelerar o processo de cicatrização. (Veja mais em @mo.fisio.fitness no Instagram)
✔️ Utilizar recursos com aparelhos (TENS, Ultrasom , Laser, etc)
✔️Massagens com termoterapia, por exemplo movimento com aplicação de gelo local.
✔️Recomendar exercícios específicos, para alongar e fortalecer o tendão e os músculos afetados.
✔️Indicar terapia complementar, como acupuntura, ventosa, bandagens, Terapia de choque ou encaminhar ao médico para uma possivel avaliação de cirurgia.
Espero que tenha ajudado!!!
Veja mais no instagram @mo.fisio.fitness,
Bons treinos!