O treinamento de oclusão pode levar seus ganhos as alturas

Quando você está malhando você quer o máximo de irrigação sangüínea no seu músculo e um novo tipo de treinamento levou esse objetivo ao extremo. A idéia é que, restringindo o fluxo sanguíneo de um músculo, você pode manter uma quantidade anormal de sangue no músculo e aumentar o anabolismo. Parece louco, certo? Bem, existem estudos que sustentam essa teoria.

A ideia básica é “Treinamento de oclusão”: as artérias, que transportam sangue para seus tecidos, estão mais profundas que as veias, que carregam sangue de seus tecidos para o coração. Assim, ao amarrar uma tira ao redor dos membros com a tensão adequada, você pode interferir no fixo de  sangue dentro do músculo.

Este tipo de pensamento tem sido usado em práticas de reabilitação por algum tempo. Produtos como as tiras de compressão VooDoo são projetados para restringir severamente o fluxo sanguíneo em ambas as direções por até dois minutos. Quando a tira é removida, a recuperação do líquido linfático e sangue na articulação acumula e isso acelera a recuperação, de acordo com fisioterapeutas, como Kelly Starrett. Portanto, a ideia fundamental não está longe de ser comprovada.

Como fazê-lo: é claro que você pode comprar equipamentos próprios para o treino de oclusão. Alguns especialistas na  técnica usam ferramentas conhecidas como dispositivos KAATSU, que podem custar mais de 10.000 dólares. Mas a  verdade é que você pode conseguir o mesmo efeito com um invólucro –  uma tira  de compressão elástica. O truque é saber qual é a tensão ideal. Você quer sufocar o fluxo da veia, mas não o fluxo arterial.

Dr Jacob Wilson realizou inúmeros estudos sobre a prática e diz:

“Comprimindo numa PRESSÃO mais adequada a levantadores de peso seria 7 EM uma ESCALA DE 0 a  10 nas pernas  E de 5-6 nos OS BRAÇOS, assim você é mais confiável de que somente as veias serão comprimidas e não as artérias.”

Como funciona: de acordo com Jacob, existem três mecanismos potenciais que explicam a eficácia do treinamento de oclusão. Primeiro, ele aumenta o bombeamento sanguíneo. . O desenvolvimento  muscular está longe de ser uma ciência completa, mas a maioria dos fisiculturistas concorda que uma “bombada” é crucial para o crescimento muscular. Ele diz que você está direcionando o músculo certo, sim, mas também a expansão física do tecido muscular e as estruturas fasciais circundantes podem preparar a área para um crescimento permanente. Em segundo lugar, o acúmulo de sangue em uma célula realmente torna mais difícil a absorção de oxigênio, forçando a célula a funcionar de forma anaeróbica e recrutando fibras de contração rápida maiores que têm maior potencial de crescimento. Em terceiro lugar, esta atividade anaeróbica produz uma tonelada de ácido láctico, que mostrou aumentar a síntese protéica e produção de hormônios como GH.

Portanto, não fique surpreso se você ver gente no ginásio com os envoltórios do joelho subindo sob a virilha ou colocando tiras elásticas acima de seus bíceps. Nada é ridículo na academia.

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui