O estranho e mortal coronavirus, que já sabemos foi contraído através do consumo de carne contaminada de animal selvagem vendida no mercado de Wuhan, China, e já  há casos confirmados nos EUA.

Preocupações em relação a propagação do vírus devido a sua rapidez, hoje já temos ,  a confirmação de mais de 7.000 casos na China e outros 100 casos espalhados em 18 países. Sem muito conhecimento de como a doença é transmitida e a falta de informação vital, é difícil quantificar a escala que a doença pode alcançar ou mesmo qualificá-la como uma pandemia mundial — algo que não foi descartado já que há muita especulação como a feitah pelo site Contagion-level event. Mas quão mortal é o coronavirus, e quais são os riscos de contraí-lo? Abaixo está tudo que devemos e o que não sabemos a respeito da transmissão do coronavirus.

Fato: A transmissão de ser humano para ser humano é possível.

Foi confirmado por oficiais Chineses que o coronavirus pode ser espalhado através de contato entre humanos. É importante que os indivíduos afetados sejam colocados em quarentena o mais rápido possível já que é possível espalhar a doença através do sangue, suor e saliva. Se esteve perto de uma pessoa contaminada que espirrou, ou você recentemente tocou algum objeto que a pessoa tocou, você pode estar contaminado. Lavar as mãos frequentemente e usar máscara nas áreas afetadas são as duas principais coisas que podem ajudar a parar a doença e sua proliferação.

Falso: Água sanitária, azeite de oliva e outros remédios homeopáticos podem tratar o coronavírus.

Essa é uma doença completamente nova e não há nenhum tratamento ou vacina para o coronavírus! O médicos podem tratar alguns sintomas do vírus, que inclui febre, tosse e problemas respiratórios, mas o corpo vai ter que combater por conta própria. O Instituto Nacional de Saúde estima que a vacina contra o coronavírus pode demorar meses, se não anos, para ficar disponível ao público.Por favor não beba água sanitária; você vai morrer.

Fato: O coronavírus veio de animais selvagens —  uma variação entre cobras e morcegos.

O coronavírus foi primeiramente ligado a pessoas que compraram e consumiram frutos do mar no mercado Huanan Seafood Wholesale Market, um mercado na província de Wuhan na China. A cultura de comer animais selvagens (ou seja animais não domesticados ou criados em cativeiro) é um fato muito controverso no campo da virologia pois tem o grande potencial de surgir novos vírus. O surto de Ebola no oeste da Africa em 2014 foi devido ao consumo de carne de morcego e morcegos são transmissores do SARS. Alguns geneticistas ainda discutem que o coronavírus é mais próximo aos encontrados em cobras. Já que ambos são vendidos no mercado, é impossível dizer qual animal seja o responsável. Mesmo assim, comer carne de animal selvagem sempre é um risco!

Falso: O coronavírus vai lhe matar.

Já chega na marca de mil casos confirmados na China, muito poucos resultaram em fatalidades, e a maioria foi devido a pré existência de doenças respiratórias. A taxa de fatalidade do coronavírus está entre 2% e 3% dos casos.

Compartilhar

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui