O choque entre o oriente e o ocidente
Foi o que representou esse combate entre McGregor e Khabib. Não estamos falando de “coitadinhos” ou merecedores; aqui não é uma disputa de classes; mesmo McGregor ostentar uma vida de luxo, ainda em 2009 dependia do governo pra colocar comida na mesa.
Khabib como a maioria dos lutadores também não vivia da luta, mas o trabalho duro de ambos os levou ao maior ringue de todos.
Ambos merecedores, ambos lutadores da vida e dos ringues. Mas a formação do caráter não estava em voga aqui.
McGregor há muito tempo insultava Khabib por sua religião, família, país. Além de suas palavras nada amigáveis, chegou a atacar o ônibus com a equipe de Khabib, sendo preso por isso.
Interessante esse paradoxo, irlandeses passaram por anos sendo oprimidos diante da dominação inglesa, por sua origem e religião, mas parece que McGregor não carregou esse legado.
Não estou defendendo ou justificando a violência, sou pela postura do RESPEITO.
Em um ringue está disposto ali suas habilidades como lutador seu Muay Thai, jiu-jítsu, boxe e outros. Nada além disso deve ser discutido.
Se quer fazer um show, faça em nome do esporte, não aclame bens sagrados de uma pessoa.
Cresci com muitos árabes e incansavelmente os via desde o jardim de infância brigar ferozmente quando sua religião ou origem era colocada em cheque. O respeito mútuo é o que garante a humanidade, por isso: Não brigue, LUTE!