VENTOSAS para celulite???

Além do tratamento para dor e lesões, a ventosaterapia pode ser usada na estética, como auxiliar em tratamentos contra celulite

  

Eu, Drª Monica Rivero, trabalho ha quase 20 anos com massagens e técnicas associadas e com minha experiência pratica dentro de fisioterapia utilizo diversos recursos e técnicas e tenho usado a ventosa para fins estéticos de forma dinâmica (com movimentos variados durante a aplicação) e nomeei a terapia de “body sculpting”

Utilizo as ventosas para estética para auxiliar na “quebra” de aderências cicatriciais e celulites e também melhorar a circulação local. Utilizando com auxílio de produtos desenvolvidos para promover a hiperemia e aumento de circulação local e utilizando movimentos específicos consigo resultado para diminuição da retenção de líquidos e acúmulo de gordura localizada.

A ventosa é muito utilizada para dor, porem ao utilizar em trabalhos para reabilitação foi observado o grande ganho estético associado.

 

Que tipo de cuidado o profissional deve ter ao aplicar a técnica?

O profissional precisa ter conhecimento anatômico e experiência, alem de fazer uma avaliação prévia da pele do paciente e tomar cuidados com a sua elasticidade, tempo de aplicação, local a ser tratado e limiar de dor de cada indivíduo.

No tratamento temos reaçoes diferentes de cada organismo mas no máximo ocorrem pequenas manchas avermelhadas ou roxeadas que chamamos de hematomas; quando quebramos aderências musculares (tecidos fibrosos, cicatriz), utilizando técnicas de liberação miofascial e Ventosas os vasos sanguíneos microscópicos que fornecem suporte ao tecido também são traumatizados. Estes “capilares” deixam vazar uma pequena quantidade de sangue para os tecidos por baixo da pele deixando um aspecto impressionante parecendo uma contusão, mas não é uma lesão profunda, de modo que desaparecem em poucos dias. Este “ferimento” na pele não é algo alarmante sendo normal que a área desenvolva esses hematomas pós tratamento.

Alterações na cor da pele variam pois algumas pessoas tem maior facilidade em ter equimoses e por isso que, ao tirar uma foto da pele logo após liberação Miofascial e ventosa pode parecer tão feio e “agressivo”. O importante é lembrar que este processo é um “trauma controlado”, indolor e seus benefícios são compensadores.

 

Gostou da matéria, quer saber e ver mais? Siga nossa Fisio e atleta também no Instagram @mo.fisio.fitness

Por Mônica Rivero 

Pattricia Britto
Pattricia é a Gerente de Conteúdo da Generation Iron Brasil e está sempre em busca das melhores histórias e vídeos para os canais GI Brasil.