Se você tem diabetes treinar com pesos pode ser um grande passo para lhe manter saudável.
Exercícios podem manter o equilíbrio glicêmico e ao mesmo tempo melhorar a sensibilidade à insulina. Treinos regulares com peso ou mesmo exercícios cardiovasculares são altamente indicados para pacientes diabéticos, pois obviamente com maior massa muscular queimasse mais calorias.
Treinamento com cargas não é pra todo mundo, mas aqui algumas dicas para você diabético entrar em forma e acelerar seu metabolismo:
- Aumente seu consumo de proteína: como sabem, quando treinamos com cargas o seu organismo consome suas reservas de proteína, portanto se você quer construir uma massa muscular é necessário um maior consumo de proteínas. Comer 2 gramas de proteína para cada kg de peso corporal já ajuda a manter esse equilíbrio. Ter sempre em sua alimentação frango, carne vermelha, ovos, atum; antes e depois de seu treino ajuda a manter o níveis saudáveis de proteína em seu corpo. Pós treino é sempre importante consumir proteínas e carboidratos, mesmo sendo diabético é importante o seu consumo para não haver uma perda de energia, portanto, procure “carboidratos saudáveis” como grãos integrais evitando massas, pães e outros que possa elevar o seu índice glicêmico.
- Ajuste o melhor tipo de treinamento para você: o quão pesado você treina depende de você, do seu histórico de treinos, seu peso, sua idade. Uma forma de monitorar tudo isso é sua frequência cardíaca que a medida que for chegando a 60% do seu máximo há um potencial de ir aumentando gradativamente.
- Ajuste as repetições: quando começar uma rotina de treinos é importante começar devagar e com um objetivo. Comece com pequenos sets e repetições em que se sinta confortável e vai aumentando de acordo com sua resistência.
- Acompanhe seus níveis de açúcar, é muito importante monitorar o que acontece com seu corpo enquanto treina. Verificar os níveis de glicose para evitar os riscos de hipoglicemia, pois os efeitos da hipo podem ser facilmente camuflados durante o exercício como tontura, dor de cabeça e outros.