Bodybuilder HIV-Positivo conta sua história

Como o Bodybuilding ajudou um homem enfrentar a doença e se manter saudável.

Em março do ano 2000, Pradip Singh descobriu que havia contraído o vírus HIV e os anos seguintes se tornaram a fase mais sombria de sua vida. Fisicamente ele estava extremamente debilitado e rapidamente perdeu muito peso, parecendo pálido e abatido. Alguns dos medicamentos escureceram sua  pele e ele não conseguia caminhar nem se alimentar sem ajuda.

Mentalmente, era um pesadelo,  o homem que uma vez foi admirado por sua forma física e corpo impressionante se tornou uma concha fechada em torno de si mesmo, afastado da sociedade e sofrendo.

No final de 2003, a saúde de Singh estava melhorando. Ele recuperou um pouco de peso graças a uma dieta regular de peixe, frango, frutas e legumes frescos. Uma manhã no verão de 2003, Singh foi ao Eagle Guide Gym e viu que alguns rapazes jogavam cartas: um jogo de 10 pares no qual o perdedor tinha que levantar peso.

Singh juntou-se ao jogo, e depois de perder ele não conseguiu decidir se arriscava sua saúde fazendo levantamentos. Ele decidiu levantar apenas o barbell. Ele fez 10 repetições confortavelmente e as pessoas na academia não conseguiram entender porque ele estava sorrindo. No dia seguinte, Singh consultou seu médico que o aconselhou contra o levantamento de peso já  que ele estava em tratamento contra o vírus e seus mecanismo de defensa do organismo estavam aumentando gradualmente e fazer exercícios pesados ​​poderia piorar sua condição. O médico prescreveu alguns exercícios de peso corporal leve.

Já no terceiro dia após a primeira visita a academia ele retornou e começou a experimentar treinos com pesos leves. Ele ele levantava pesos leves apenas por alguns minutos por dia, mas descobriu que sua saúde melhorou consideravelmente após uma semana.

Ele se tornou regular na academia nos próximos seis meses e reuniu tanta informação sobre alimentos e suplementos quanto podia. Para ele, a musculação não era uma busca pela vaidade, mas pela vida.

Em 2005, alguns de seus parceiros de treino sugeriram que ele tentasse uma competição, e então ele se inscreveu em um torneio estadual.

No dia 26 de novembro de 2006, ele ganhou a medalha de prata na categoria sénior de 60 kg do concurso “Mr Manipur” na All Manipur Bodybuilding Association (AMBBA).

Essa conquista provocou a paixão, confiança e aumentou ainda mais a forca de vontade de Singh. Ele escreveu m livro “Eu sou HIV positivo, e ai” descrevendo sua jornada.

O esporte não só pode mudar vidas mas também pode salvar vidas. Você tem uma história de superação para compartilhar? Deixe seu comentário.

Siga Generation Iron Brasil no FacebookInstagramTwitter e Youtube.

Pattricia Britto
Pattricia é a Gerente de Conteúdo da Generation Iron Brasil e está sempre em busca das melhores histórias e vídeos para os canais GI Brasil.