Bodybuilding feminino livre de preconceitos

Benefícios do bodybuilding para a saúde da mulher

Houve um tempo em que exercício fisico para mulheres era somente aeróbico. Muitos acreditavam que o treinamento de de musculação daria um aspecto masculino ao corpo das mulheres e que a queima de gordura localizada não aconteceria de forma eficiente.

Entretanto gordura não é equivalente a peso, mas sim a volume. Se comparados 1 quilograma de gordura com o mesmo peso em músculo. A diferença em volume é gritante. Nesse sentido ganhar peso com a pratica de exercícios de força significa estar em melhor forma.

Com a popularização do fisiculturismo também cresce o número de atletas do sexo feminino. Essas mulheres co corpos esculpidos com o levantamento pesos são inspiração para muitas outras mulheres, que vêm buscando com a prática da musculação um perfil atlético.

Mulheres podem desfilar corpos mais pesados, fortes, com uma composição corporal maior em massa muscular e menor em percentual de gordura, tudo isso proporcionado pelo treinamento de força em conjunto com dietas determinadas de acordo com a necessidade e e objetivo individual.

Essa tendência vai muito além das questões estéticas. Pois, especialmente para as mulheres, praticar exercícios de resistencia é necessário também em virtude da perda de massa magra e a redução da força, que ocorre devido ao envelhecimento natural do corpo. Esta é a melhor contribuição do fisiculturismo para as mulheres, a sua influência positiva tanto na saúde quanto na preparo físico.

No que se refere ao treino muscular, tanto para os homens quanto para as mulheres, os fundamentos são parecidos, embora as mulheres tenham objetivos finais algumas vezes diferentes diferentes. Enquanto a maioria das visam apenas tonificar os músculos superiores, por exemplo, dos tríceps, bíceps, peitorais e dorsais, eles normalmente desejam aumentar o volume  desses grupos musculares. MAs os exercícios são os mesmo variando apenas em repetições e intensidade.

Já a dieta para as mulheres precisará de adequação na quantidade de calorias consumidas, de substratos, e de nutrientes específicos. O corpo da mulher responde de forma diferente ao do homem, devido a fatores hormonais e genéticos, o que requer constantes ajustes da dieta e do treinamento para que o objetivo seja alcançado.

 

A musculação aliado à uma dieta especifica  não irão deixar as mulheres com aspectos masculinos mas, sim, com uma forma física esteticamente bonita, construída de maneira saudável e favorecendo a melhor qualidade de vida. Mas para a mulheres que querem sim ganhar volume muscular também é possível. Você pode esculpir seu corpo da maneira que você quiser desde que voce tenha força de vontade, foco e determinação.

Pattricia Britto
Pattricia é a Gerente de Conteúdo da Generation Iron Brasil e está sempre em busca das melhores histórias e vídeos para os canais GI Brasil.