Memória muscular: realidade

Vamos dizer que se leva 10 anos para construir 7kg de massa muscular.

E você para de treinar por 2,3 até 6 meses e acaba perdendo visualmente todo esse ganho, quando você volta para a academia e começa a treinar novamente, não irá levar 10 anos mas provavelmente umas 6 semanas para recuperar todo esse ganho.

As células musculares tem mais de um núcleo  e também não apresentam um formato arredondado como as demais e sim longilíneo, formando as fibras. Cada núcleo permite a célula a acrescentar volume. Scott Connelly elucidou esse processo:

Vamos presumir que temos 6 núcleos em cada célula muscular.A medida que estimulamos os músculos e o seu desenvolvimento através de treinamento ou de ergogênicos as células que circundam os músculos passam a se transformar em células musculares a medida que sentem a demanda do organismo, dessa forma aquela fibra anteriormente tinha 6 núcleos agora terá 7 ou 8 ou até mais dependendo da demanda/estímulo à construção de fibras.

Quando você pára o treino, o tamanho dessas fibras podem diminuir, mas o número de núcleos permanece o mesmo. Por isso quando estimulados novamente apenas reagem geneticamente para o ganho muscular antes “teoricamente” perdido.