O que são esteróides ésteres? Nick Trigili explica tudo que você precisa saber!

O artigo em si expressa a opinião de Nick Trigili. Generation Iron Brands LLC não condena, apoia, ou defende o uso de qualquer droga legal ou ilegal. 

Entendendo melhor os esteróides ésteres.

Algo extremamente importante, que geralmente esquecemos, um componente químico dos esteróides, o fato que todos os esteróides esterificados (com um esteróide em anexo) possuem um componente em sua massa total que não é hormônio, mas sim ester. Isso significa que, 100mg de Testosterona Enantato não é 100mg de testosterona pura. Na verdade, você deve contar que está tomando subdosado comparado com o que você imagina o que está tomando, uma vez que o éster é removido através da enzima esterase, a quantidade de testosterona pura que sobra é muito diferente do que você achou que estava tomando.

Longas cadeias de ésteres, como no  Cypionato, Decanoato, Enantato, etc. possuem um significativo volume molecular  do que os ésteres de cadeia curta. Consequentemente, na conta por mg versus mg basal, você está recebendo mais esteróide desterificado em um esteróide de cadeia curta comparado a um esteróide de cadeia longa. 100mg de Propionato de Testosterona não é equivalente a 100mg de Testosterona Enantato, ao contrário do que comumente se acredita. Isso é devido a curta cadeia e consequentemente mais leve do propionato do que o éster do enantato que é mais pesado. Bodybuilders mais atentos sempre devem considerar esse fator como uma das variáveis determinantes para a escolha dos seus AAS por tipo e dosagem. Ésteres são um componente essencial em como os hormônios são metabolizados e deve ser de conhecimento comum para qualquer pessoa que deseja tomá-los.

Para ajudar a ter uma conversão mais apropriada a respeito das diferenças e quantidades dos hormônios em natura denpendendo do éster, abaixo está uma lista dos mais comuns compostos injetáveis e o quanto de hormônio puro está disponível em cada dosagem (padronizamos em 100mg).

100mg Testosterona Suspensão (Testosterona desterificada ) = 100mg Testosterona

100mg Testosterona Acetato = 83mg Testosterona

100mg Testosterona Propionato = 80mg Testosterona

100mg Testosterona Isocaproato = 72mg Testosterona

100mg Testosterona Enantato = 70mg Testosterona

100mg Testosterona Cypionato = 69mg Testosterona

100mg Testosterona Phenylpropionato = 66mg Testosterona

100mg Testosterona Decanoato = 62mg Testosterona

100mg Testosterona Undecanoato = 61mg Testosterona

100mg Trembolona Acetato = 87mg Trembolona

100mg Trembolona Enantato = 70mg Trembolona

100mg Trembolona Hexahydrobenzylcarbonato = 70mg Trembolona

100mg Nandrolona Phenylpropionato = 67mg Nandrolona

100mg Nandrolona Decanoato = 64mg Nandrolona

 

100mg Drostanolone Propionato = 80mg Drostanolone

100mg Drostanolone Enantato = 70mg Drostanolone

 

Agora que já lhe expliquei um pouco do que são os ésters o que fazem, podemos amplificar o conhecimento e detalhar o que podem fazer em sua carreira e como aplicar, como encontrar a quantidade de hormônio que você irá precisar/querer.

Se você deseja encontrar a quantidade real de hormônio tanto puro quanto esterificado, os passos são simples. Vamos começar com primobolan (Metenolona Enantato) como exemplo. Queremos saber o quanto de Metenolona livre tem em 750mg de Metenolona Enantato (Primobolan).

Primeiro precisamos saber o peso molecular da Metenolone em si (no qual é a forma pura e desterificada; o que é muito importante): 302.45 g/mol

Depois vamos callcular o peso da molécula de Enantato éster ( quando não está ligado a nenhuma molécula, está tecnicamente ligado a heptanoico ou ácido enântico): 130.18 g/mol

Os dois pesos devem ser somados para determinar o peso total da molécula de Metenolona Enantato: 302.45 + 130.18 = 432.63 g/mol

O peso total depois deve ser dividido pelo peso do éster para descobrir a porcentagem do composto Enantato éster do total:  432.63 / 130.18 = 3.32

Esse número é a nossa porcentagem; nós multiplicamos por 10 para obter o número correto. Nós obtivemos 33% (arredondando).

33% da molécula de Metenolona Enantato é composta por Enantato éster. Queremos saber o quanto de Metenolona livre sobrou em 750mg de Primobolan Enantato. Agora no segundo passo, precisamos subtrair 33% dos 750mg: 750 x 0.33 = 247.5mg

247.5mg é a quantidade do Enantato éster está presente nos 750mg total do Primobolan. Se subtrairmos aquele número de  750, teremos: 502.5mg de Metenolona desterificado (puro) nas 750mg de Metenolona Enantato (Primobolan).

Para mais atualizações, siga Generation Iron no FacebookTwitter, e Instagram.


Nick Trigili é um respeitado bodybuilder profissional e treinador. Confira seu perfil no Instagram, Twitter, e Facebook para mais conteúdo. Também visite sua página pessoal – World Class Trainers.