7 Bodybuilders Que Morreram de Ataque Cardíaco

O mundo do bodybuilding vem sido bombardeado com muitas mortes causadas por ataque cardíaco. Abaixo estão alguns casos de atletas que morreram por parada cardíaca.

A maioria das pessoas se matricula em uma academia para treinar e evoluir em seu objetivo estético e melhorar sua saúde. Mas o que acontece quando essas mesmas pessoas começam a cair mortas em seus quartos de hotel, piscinas ou pior, no palco devido a um ataque cardíaco?

Bem, não precisamos imaginar muito isso, pois esse cenário está acontecendo na vida real no circuito de fisiculturismo profissional.

A pior parte?

As mortes por ataques cardíacos vêm ocorrendo com muita frequência, especialmente desde 2019, e não podem mais ser rotuladas de coincidências ou empurradas para debaixo do tapete

O Bodybuilding é saudável?

Arnold Schwarzenegger

Esta é uma das perguntas mais comuns e frequentes que os críticos levantam quando uma tragédia atinge o mundo do fisiculturismo.

As pessoas que pensam que os fisiculturistas desidratados com 4% de gordura corporal no palco Olympia são “saudáveis”, provavelmente não entendem o significado da palavra.

Mas o bodybuilding é seguro?

Sim, se seu objetivo é entrar em forma e você não tem intenção de competir ou usar qualquer droga. Por outro lado, se seu objetivo é subir em um palco e enfrentar os melhores fisiculturistas do mundo, as coisas podem sair do controle muito rápido, especialmente se você não tem ideia do que está fazendo.

Esqueça o fisiculturismo, isso é verdade para todos os outros esportes de alto nível praticados em alta performance. NASCAR, MotoGP, esqui, pólo, rugby, todos vêm com um elemento de risco. Os esportistas efetivamente colocam suas vidas em risco para atingir o mais alto nível de competitividade

Bodybuilding e Ataques Cardíacos

Embora inicialmente, as mortes tenham sido deixadas de lado por culpar os novatos pelo uso incontrolado de drogas, as coisas viraram de cabeça para baixo quando fisiculturistas profissionais, pessoas no topo da cadeia alimentar (leia-se: Mr. Olympia), começaram a perder suas vidas por paradas cardíacas.

O gênio está fora da garrafa agora, e ele não vai voltar para dentro até que questões de saúde relacionadas ao uso de esteróides no fisiculturismo sejam discutidas abertamente e regras para regular seu uso sejam aplicadas. Para crédito da fraternidade do fisiculturismo, esses trágicos incidentes não passam despercebidos.

Muitos fisiculturistas profissionais e gurus têm levantado suas vozes e exigido exames regulares de saúde para fisiculturistas profissionais. Devemos esperar que as coisas mudem em breve? Não sabemos, mas é bom ver o diálogo acontecendo nessa frente no mais alto nível.

Aqui estão 7 fisiculturistas que perderam a vida por um ataque cardíaco:

1. Shawn Rhoden

Shawn Rhoden
Shawn Rhoden

Shawn Rhoden 6 de novembro de 2021 – O dia em que o mundo do fisiculturismo e fitness foi sacudido pelo fisiculturista profissional e vencedor do Mr. Olympia de 2018, Shawn Rhoden, supostamente devido a um ataque cardíaco.

Rhoden não era um qualquer fisiculturista. Além de seus ombros monstruosos e quadríceps gigantes, ele fez história em 2018 ao se tornar o fisiculturista mais velho (com 43 anos e cinco meses) a ganhar a coroa do Mr. Olympia.

Infelizmente, Shawn Rhoden foi proibido de competir no show Mr. Olympia de 2019 devido a uma acusação de agressão sexual. Quem diria que 2018 seria a última vez de Shawn no palco do Olympia?

Infelizmente, Rhoden não teve a oportunidade de se defender ou limpar seu nome. Talvez tenha sido o ataque cardíaco que o pegou, ou talvez Sergio Oliva Jr. acertou em cheio quando disse: “Shawn Rhoden morreu porque não podia fazer o que amava”.

 

2. Dallas McCarver

Dallas McCarver
Dallas McCarver

O monstro de 1,85m de altura e 136kg (300 libras) era uma estrela do fisiculturismo, e os gurus acreditavam que ele estava destinado a ser um futuro campeão do Mr. Olympia.

Dallas McCarver começou sua carreira cedo e ganhou seu cartão profissional aos 21 anos. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a morte de Dallas “Big Country” McCarver não foi tão repentina. Os primeiros sinais da saúde frágil de Dallas estavam à vista de todo público quando ele desmaiou enquanto posava no Arnold Classic na Austrália.

Embora ele tenha retornado ao seu treinamento de rotina logo após o incidente, ele foi encontrado inconsciente em sua casa em agosto de 2017. No momento de sua morte, foi relatado que ele morreu depois de engasgar com comida, mas seu relatório de autópsia apontou para outro diagnóstico.

Três meses após sua morte, descobriu-se que o caso de Dallas era de cardiomegalia grave, ou seja, aumento anormal do coração. A cardiomegalia é comum em pessoas que usam esteróides anabolizantes e HGH (hormônio do crescimento humano). O coração de McCarver pesava cerca de 833 gramas, quase três vezes o tamanho de um coração humano normal (300 gramas).

A autópsia de Dallas McCarver afirmou explicitamente que ele faleceu devido a um “evento cardíaco agudo não acompanhado”, colocando a teoria da asfixia alimentar para escanteio.

3. George Peterson

George Peterson Passed Away

George “Da Bull” Peterson faleceu dias antes de competir no Olympia 2021. O Classic Physique e veterano da categoria 212 espera retornar ao grande palco no fim de semana do Olympia, onde ele esperava quebrar sua série de colocações em terceiro lugar em cada show.

O astro do fisiculturismo de 37 anos foi encontrado em seu quarto de hotel, de bruços, depois que seu treinador não conseguiu se comunicar com ele. Alegadamente, George foi encontrado com sangue ao redor do nariz, o que sugere que sua morte pode estar relacionada a um aneurisma. Seu treinador, funcionários do hotel e, mais tarde, os paramédicos tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca, mas sem sucesso, pois parecia que ele morto já havia várias horas.

De acordo com o treinador de George, Justin Miller, ele era enérgico e pontual, mental e fisicamente, e, portanto, a trágica notícia veio do nada. George Peterson era um cara legal e um grande embaixador do esporte. Sua morte foi lamentada por toda a fraternidade do fisiculturismo.

Mais tarde o relatório da autópsia descartou qualquer outra comodidade e confirmou a causa da morte de George Peterson foi devido a uma arritmia cardíaca súbita devido a doença cardiovascular hipertensiva. O relatório também observa que o uso de esteróides anabolizantes foi um fator que contribuiu para a doença.

4. Daryl Stafford

Daryl Stafford
Daryl Stafford

Daryl Stafford começou sua jornada no fisiculturismo aos 25 anos em 1984. Ele ganhou seu cartão Pro em 1993. Stafford supostamente faleceu aos 58 anos devido a um ataque cardíaco.

Seu primeiro show foi o Chicago Pro de 1994, onde ficou em 11º. Ele continuou a subir nas classificações e popularidade – com sua colocação mais alta sendo o Masters Olympia 2003, onde ficou em terceiro lugar.

5. Mariola Sabanovic-Suarez

Mariola Sabanovic
Mariola Sabanovic

Mariola Sabanovic-Suarez faleceu tragicamente poucos dias depois do Tampa Pro. A competidora Women’s Physique, de 43 anos, morreu de ataque cardíaco alguns dias depois de ficar em 16º lugar no Tampa Pro Show de 2019.

Infelizmente, foi seu show de estréia e ela não conseguiu explorar todo o seu potencial. Ela sofreu um ataque cardíaco súbito que tirou sua vida.

6. Franco Columbu

Franco Columbu
Franco Columbu

O homem dispensa apresentações. Columbu era uma lenda e provavelmente o fisiculturista peso por peso mais forte de todos os tempos. Ele ganhou o título de Mr. Olympia em 1976 e 1981 e também estrelou ao lado de Arnold Schwarzenegger (seu amigo de longa data) no documentário de 1977, Pumping Iron.

Conhecido como “O homem forte da Sardenha”, Columbu também era conhecido por sua força, tendo PRs que incluíam um levantamento terra de 750 libras, agachamento de 665 libras, supino de 525 libras e clean and jerk de 400 libras.

Depois de sofrer um ataque cardíaco enquanto nadava na costa de San Teodoro, na Sardenha, Columbu se afogou e depois morreu durante o transporte de helicóptero para um hospital. Ele tinha 78 anos.

7. Mike Matarazzo 

Mike Matarazzo
Mike Matarazzo

Mike Matarazzo era um lendário fisiculturista que frequentemente terminava nas 10 primeiras posições em suas apresentações profissionais. Ele foi 4X entre os cinco primeiros na Noite dos Campeões.

Ele morreu de ataque cardíaco aos 47 anos em 2014. Mike Matarazzo teve vários problemas de saúde e cardíacos que levaram à sua morte. Ele também é o único fisiculturista da lista que publicou que os esteróides foram a causa de seus problemas de saúde e que ele se arrepende do que fez ao seu corpo.