Por Austin Letorney – March 8, 2022
Melhores Formas de Acelerar o seu Metabolismo e Perder Peso e Atingir o Físico Desejado
Alguns de nós nascemos com o metabolismo lento e, ao mesmo tempo que nós odiávamos saber que teríamos que treinar ainda mais pesado para manter longe aqueles quilos extras, nós tínhamos um pouquinho de inveja daqueles que podem comer o que quiser e ainda assim estar em forma. O seu metabolismo é um dos principais agentes do seu corpo responsáveis por te dar energia e mantê-lo funcionando. Ter o metabolismo lento pode ser frustrante, mas há formas de impulsionar a sua taxa metabólica e acelerar as coisas para alcançar aquele físico que você sempre quis.
Se a genética te sabotou com um metabolismo lento, isso apenas significa que você precisa prestar um pouco mais de atenção ao que você come e como você treina para conseguir esse impulso no seu metabolismo. Baseado em quão rápido ou devagar você queima calorias, o seu metabolismo pode trabalhar ao seu favor se fizermos as mudanças certas na sua dieta e usarmos exercícios e técnicas adequadas no treino. Não deixe que um metabolismo mais lento que o normal te deixe com aquela sensação de cansaço, faça a mudança hoje e busque os resultados que você merece.
Termogênicos podem aumentar o seu metabolismo e trabalhar para acabar com aquela gordura indesejada, mas é importante escolher o mais adequado para o seu caso. Um bom termogênico possui ingredientes naturais e clinicamente testados, além de ser de uma empresa com boa reputação. Mas existem outras formas de impulsionar o seu metabolismo que não seja com suplementação, e isso pode funcionar muito bem para o seu caso.
Aumentar os Treinos de Alta Intensidade
Treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) são uma ótima forma de impulsionar o seu metabolismo. Eles envolvem rápidos e intensos períodos de exercícios intervalados, como corrida ou bike. Isso vai te ajudar a queimar mais calorias e aumentar o seu metabolismo mesmo após terminado o treino. Ao contrário do aeróbico convencional, que eleva o seu metabolismo, mas retorna ao basal após interrompido o exercício, o HIIT te oferece o benefício de continuar trabalhando mesmo depois que o treino acaba.
Podem ser feitos com sprints de 30 segundos e uma recuperação mais lenta de 1 a 2 minutos. Isso vai fazer com que seus batimentos cardíacos tenham um pico de algo em torno de 85% da sua frequência cardíaca máxima. Existem vários protocolos de HIIT, então faça testes e veja aquele que melhor funciona para você.
Melhore o Seu Treino de Força
A musculação, assim como o treino intervalado, funciona mantendo o seu metabolismo ativo mesmo depois do treino já ter terminado, como resultado da tensão colocada nos músculos. Partindo do pressuposto que músculo é mais ativo metabolicamente do que a gordura, o treino de musculação é uma ótima forma de acelerar o seu metabolismo, com o benefício adicional da hipertrofia muscular. Além disso, queimar mais calorias vai ajudar na perda de peso, mas com a manutenção da massa muscular para que você tenha o físico desejado.
Aumentando Seu Consumo de Chá Verde, Café e Comidas Apimentadas
Chá verde é uma ótima fonte de energia, dado que ele contém cafeína e pode aumentar o seu metabolismo. Isso permite o aumento da queima de gordura e as consequências desse impulso metabólico podem prevenir a estagnação na perda de peso resultantes de um metabolismo lento.
Café também funciona como impulsionador do metabolismo e é outra fonte de cafeína, seja para iniciar o seu fia, usar como pré treino ou uma forma de acordar no meio da tarde quando começamos a nos sentir mais letárgicos. Muitos termogênicos contém cafeína, mas usar café ou chá verde é uma maneira de receber os mesmos benefícios e acelerar o metabolismo.
Comidas apimentadas podem aumentar a temperatura corporal e iniciar um processo termogênico, um fator fundamental para perda de peso. Ao mesmo tempo que a sua temperatura corporal aumenta, aumenta também o seu metabolismo e a termogênese ajuda a queimar a gordura corporal. Além disso, comidas apimentadas contém a capsaicina, um ingrediente interessante para aumentar o metabolismo. Mesmo que o efeito das comidas apimentadas seja temporário, são uma forma saborosa de acelerar o metabolismo.
Durma Mais
Falta de sono pode levar a efeitos negativos no metabolismo e aqueles que sofrem desse mal podem até mesmo ganhar peso. Quanto mais você permanece acordado, mais você se sente tentado por atitudes não saudáveis, levando a um deslize como um lanche de madrugada. Aqueles que são privados de sono podem sentir mais fome porque o hormônio grelina, que aumenta a sensação de fome, está em alta concentração, e a leptina, que ajuda na saciedade, está em falta. Evite lanches tarde da noite e dê ao seu corpo o descanso que ele precisa para que, além de tudo, você mantenha o seu metabolismo rodando.
Mantenha-se Hidratado
Hidratação é uma ótima ferramenta para te ajudar a se sentir satisfeito por mais tempo e ainda pode aumentar o seu desempenho atlético e capacidades mentais. Com uma hidratação aumentada, você pode acelerar a queima de calorias ao mesmo tempo que promove o gasto de energia através da termogênese induzida pela água, levando a uma maior queima de galorias e perda de peso de uma forma geral. Já que se mantar hidratado é fundamental para a sua saúde e bem estar geral, manter uma garrafa de água por perto é sem dúvidas uma forma de estar no topo do seu jogo.
Conclusão
Nosso metabolismo funciona para o nosso benefício geral, mas é mais importante tomar conta para que ele opere em sua máxima capacidade. Para nós que estamos sempre trabalhando com grandes cargas na academia, comer muitas calorias é importante para o aumento de peso magro. Mas para secar e atingir aquele físico balanceado pode ser desafiador e, enquanto dietas e suplementos dizem ser a resposta pro seu problema, tem horas que apenas o que é preciso é estar atento para acelerar o seu metabolismo. Através de treinos de alta intensidade, musculação e uma dieta saudável, nós podemos dar ao nosso metabolismo aquele impulso que ele precisa. Tente usar essas dicas e observe os seus objetivos de perda de peso se tornarem realidade.
Referências
- Khalafi, Mousa; Symonds, Michael E. (2020). “The impact of high-intensity interval training on inflammatory markers in metabolic disorders: A meta-analysis”. (source)
- Wright, Matthew D.; Laas, Mihkel (2016). “Strength Training and Metabolic Conditioning for Female Youth and Adolescent Soccer Players”. (source)
- Hodgson, Adrian B.; Randell, Rebecca K.; Jeukendrup, Asker E. (2013). “The Effect of Green Tea Extract on Fat Oxidation at Rest and during Exercise: Evidence of Efficacy and Proposed Mechanisms”. (source)
- Acheson, K. J.; Zahorska-Markiewicz, B.; Pittet, P.; Anantharaman, K.; Jequier, E. (1980). “Caffeine and coffee: their influence on metabolic rate and substrate utilization in normal weight and obese individuals”. (source)
- Gregersen, N T.; Belza, A.; Jensen, M. G.; Ritz, C.; Bitz, C.; Hels, O.; Frandsen, E.; Mela, D. J.; Astrup, A. (2013). “Acute effects of mustard, horseradish, black pepper and ginger on energy expenditure, appetite, ad libitum energy intake and energy balance in human subjects”. (source)
- American Society for Biochemistry and Molecular Biology (2019). “Lack of sleep affects fat metabolism”. (source)
- Stover, Beth; Murray, Bob (2007). “Drink Up!: The Science of Hydration”. (source)