Gunter Schlierkamp incentivou Phil Heath a competir imediatamente. Ele poderia vencer instantaneamente e se tornar um bodybuilder pro. Mas Heath queria jogar paciência. Ele gostaria de esperar por mais um ano para aperfeiçoar o seu físico ainda mais. Finalmente, Phil Heath conquistou seu pro card e o resto da história nós já sabemos.

Mas Gunter Schlierkamp também se lembra de um conselho que deu para Phil Heath durante seus primeiros anos competitivos. Ele disse a ele para sempre lembrar-se de não “sobrecarregar o seu fīsico.” Ou seja, Schlierkamp estava falando a respeito da quantidade de volume muscular em cada biotipo. Schlierkamp acredita que é senso comum entre os bodybuilders dessa era em buscar volume acima de qualquer coisa. Afinal e contas, sua estrutura genética não vai mudar. Se você “sobrecarrega” sua estrutura, você vai parecer blocado e menos agradável aos olhos.Esse foi exatamente o erro que Gunter Schlierkamp viu acontecer com Phil Heath nos últimos anos de sua carreira. Não há como negar que Heath teve uma fantástica trajetória e mereceu todos os sete títulos do Mr. Olympia. Isso não é um feito qualquer. Ele será lembrado por toda história por isso. Mas Schlierkamp acredita que poderia haver mais vitórias em seu futuro.

Infelizmente, Phil Heath começou a buscar mais volume “sobrecarregando” sua estrutura. Ele acredita que essa estratégia seja um pouco responsável por causar a distenção abdominal. Schlierkamp entende porque Phil Heath caiu nessa armadilha. Kai Greene se destacou nas competições com físico maior e muito mais volume muscular. Ele era a ameaça direta o maior rival de Heath. Esse tipo de pressão acabou provocando essa busca por um maior volume.

Phil Heath é um bodybuilder que teve uma fantástica trajetória e certamente é considerado uma lenda que marcou para sempre a história do bodybuilding. Mas outros bodybuilders que sobrecarregaram seu físico não tiveram a mesma sorte. É por isso que Gunter Schlierkamp quer compartilhar esse conselho com todos que estão assistindo – levem em consideração a sua individualidade estrutural quando forem buscar volume. Não caia na armadilha da obsessão mass monster.

Você pode assistir o vídeo completo com as opiniões de Gunter Schlierkamp’s logo acima em nosso GI Exclusive!