Vascularização é realmente tudo que dizem?
Todos as celebridades de fitness masculinas, de Arnold Schwarzenegger ao The Rock, se vangloriaram pela sua vascularização. Por alguns é considerado um traço impressionante e invejável, para outros é desagradável e grotesco. Mas o que vascularização realmente indica? Devemos valorizá-la? Sagar Pednekar, Fitness expert na Gold’s Gym descreve porque veias se sobressaem.
A vascularização, ou a visibilidade das veias, é um resultado de várias variáveis. Sagar explica sobre o sistema circulatório.
“As artérias levam o sangue rico em oxigênio DO CORAÇÃO PARA OS TECIDOS do CORPO. Já as veias BOMBEAM O SANGUE de volta PARA O CORAÇÃO. QUANDO O FLUXO VEnoso ESTÁ mais lento que o fluxo ARTERIAL, UMA PRESSÃO é criada NA VEIa fazendo com que elas fiquem salientes. “
Portanto, a pressão arterial é um fator, mas todos sabemos que uma boa bombada também pode aumentar a vascularização. Quando os músculos estão trabalhando a irrigação dos músculos empurra as veias para a superfície fazendo-as mais pronunciadas. Você provavelmente ja observou suas veias saltarem quando você está levantando pesos o que não acontece quando você esta fazendo cardio.
Sagar explica que um baixo percentual de gordura também contribui para a musculatura e vascularização. Níveis baixos de gordura subcutânea cobrindo o músculo pode aumentar consideravelmente a aparência das veias. Assim, em geral, a vascularização é um produto de pressão alta, pressão muscular e baixos níveis de gordura. Nesse sentido, pode ser uma forma de medida de aptidão física.
Entretanto veias saltadas podem também ser um indicativo de algum problema de saúde. A pressão arterial elevada nem sempre é saudável, e o aumento dos hormônios do estresse como o cortisol ou a aldosterona podem causar a retenção de liquido, o que incha as veias.
Em resumo, a vascularização pode ser sinal de um físico excelente mas nem sempre é um indicador de um corpo saudável.