Home Noticias A proteína auxilia no combate do coronavirus?

A proteína auxilia no combate do coronavirus?

2
A proteína auxilia no combate do coronavirus?

Com o mundo paralisado diante da grande crise sanitária muito se fala em maneiras de driblar a infecção pelo vírus.

Todos sabemos que o estado de quarentena não deve e nem irá durar para sempre, por isso em algum momento teremos que enfrentar o vírus. Com a falta de um prazo real para produção de uma vacina eficaz o importante é buscar aumentar os mecanismos de defesa através da imunidade.

A Dra Marcia Murão, médica e militante no combate à pandemia da COVID-19 sempre vem postando maneiras de se prevenir da doença. Um dos estudos recentes foi a importância do consumo de proteína.

“Sabemos que a inflamação na fase 2 do covid_19, é o grande causador da gravidade da doença, a chamada tempestade de citocinas! A ferritina nessa fase aumenta muito. Além dos benefícios aqui mencionados do uso do whey protein isolado, agora mais um estudo sobre seu componente: lactoferrina!” Declara a Doutara marcia em seu último post do Instagram

 

https://www.instagram.com/p/CATCYP2plGQ/

Além do combate ao coronavirus também é importante ressaltar a relevância que o uso da proteína tem no combate de outros vírus já conhecidos pelo estudo

“Os resultados in vitro demonstram que a lactoferrina, proteína presente no leite, é capaz de inibir em 84% a infecção do Sars-CoV-2, agente etiológico da Covid-19. A proteína já tem atividade antiviral demonstrada in vitro contra os vírus causadores da Zika e da Chikungunya, dentre outros.”

A lactoferrina é um componente biológico do whey protein e seu consumo pode melhorar sua reação ao vírus segundo o estudo.

A lactoferrina, uma vez que se liga facilmente ao ferro, melhora a absorção de ferro pelo organismo (biodisponibilidade do ferro) e assim ajuda a prevenir a deficiência de ferro e anemia, que são distúrbios nutricionais que afetam cerca de 20 por cento da população do mundo.

Na ligação com o ferro, combate bactérias nocivas e inibe as suas chances de sobreviver e se multiplicar. Além desta propriedade antibiótico, a ligação com o ferro reduz a possibilidade de formação de radicais livres e por isso ajuda a impedir o dano celular que faz parte do processo de envelhecimento.

Acredita-se que a Lactoferrina também suprime o crescimento de tumores e pode em breve se tornar parte integrante no tratamento alternativo contra vários tipos de câncer, principalmente câncer de pâncreas.

Por isso se você já consome proteína continue, mas se ainda não incluiu em sua alimentação diária, busque um médico ou nutricionista para melhor orientá-lo.

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here