Apesar de ter passado a chance de título, Brian Ortega tem um futuro brilhante pela frente 

Ortega ganha reconhecimento após impressionante vitoria contra Swanson

“Eu senti como se eu fosse morrer”.

Ouvir Cub Swanson descrever o sentimento de uma guilhotina de Brian Ortega pode parecer um pouco exagerado no início, mas para ser justo, o que ele realmente disse depois da derrota por submissão no segundo round contra “T-City” pelo título da Fight Night 123 da dupla foi:

“Foi como se minha cabeça fosse esmagada, e como se mue pescoço estive em chamas. Eu entrei em pânico. Eu senti como se eu fosse morrer.”

Se isso ainda soa como um pouco de compensação excessiva para os fãs mais implacáveis, vamos considerar alguns fatos. Cub Swanson é um veterano de 33 lutas, que enfrentou nomes como Charles Oliveira (um mestre em submissão por direito próprio), o atual campeão de peso pena Max Holloway e Frankie Edgar, para citar alguns. Ele lutou no King of the Cage, WEC e no UFC. Uma vez Swanson sofreu um corte profundo no supercilio, cortesia de uma joelhada voadora de José Aldo, por isso estou inclinado a acreditar que ele tem uma boa compreensão do que é estar à beira da morte. E só levou Swanson – um faixa preta em jiu-jitsu – alguns segundos preso dentro do punho de ferro de Ortega para provocar tal descrição.

Essas palavras foram um grande elogio, pra dizer o mínimo, e não foi a única aprovação que Ortega recebeu desde que emplacou a maior vitória de sua carreira no sábado à noite.

Com 13-0 como profissional, Ortega já estava entre a elite em uma das divisões mais perigosas do UFC, mas agora, ele passou de um desconhecido quase completo (pelo menos entre os fãs casuais) para a pequena lista de detetores de título. Alguns já estão até mesmo ponderando se ele deveria ser o próximo nome a enfrentar Holloway.

O presidente do UFC, Dana White, também foi surpreendido pelo desempenho de Ortega durante o fim de semana, chamando-o de “o futuro do esporte” enquanto falava com jornalistas após a luta:

“Sem dúvida, esse garoto é, obviamente, o futuro. Cub Swanson parecia incrível esta noite. … O problema é que o Ortega apenas de colocar as maos em você – e ele o teve no primeiro round, e eu nunca vi um cara em uma guilhotina sufocar assim e reposicionar as mãos e realmente segurar a guilhotina. Contra um faixa preta em jiu-jitsu então. Inacreditável. Desempenho incrível que definitivamente coloca o garoto no mapa “.

Então sim, é provável que em pouco tempo começaremos a dar ao garoto Ortega o reconhecimento que ele merece. Com 5 vitórias por paralisação no UFC e exibindo um ataque cada vez melhor. Esse até mesmo pode ser o momento de começar a promovê-lo como o “Príncipe que foi Prometido” ou qualquer analogia que você preferir. Mas mesmo uma estrela em ascensão, como ele parece ser, “T-City” terá que trabalhar duro antes que o UFC comece a vendê-lo como o próximo grande desafiante do trono de Holloway.

Sim, apesar de estar compreensivelmente irritado com o ex-campeão de peso leve Frankie Edgar por quebrar seu osso orbital apenas algumas semanas antes de seu confronto com Holloway no UFC 218 no início do mês – substituído pelo homem que Holloway derrotou para ganhar o título, José Aldo – White foi inflexível afirmando Frankie “The Answer” ainda é o próximo na linha para a disputa pelo titulo de peso pena.

“Não há como Ortega passar a frente de Frankie “, disse White. “Definitivamente não… Tudo depende de tempo. Quando é a próxima luta? Quem está pronto? Quem não está. Mas Frankie certamente é o desafiante numero 1.” 

Essa é a decisão mais inteligente que White e o UFC fizeram, francamente. Edgar atualmente é 0-2 como um desafiador do título de peso-pena e recentemente insinuou que a aposentadoria pode não estar muito longe. É muito mais sensato dar a Holloway uma vitória sobre outro veterano estabelecido e a Ortega algum tempo para se estabelecer do que para jogá-los uns contra os outros em uma tentativa de gerar lucro.

Desnecessário dizer que se poderia imaginar que Ortega esteja assistindo a luta de Edgar-Holloway muito de perto, quando ela acontecer. Enquanto isso, talvez uma disputa com o vencedor de Ricardo Lamas-Josh Emmett (também conhecido como Ricardo Lamas) faria sentido?

Para mais novidades e atualizações, siga a Geração Ferro no Facebook, YouTube, Instagram e no Twitter.

Pattricia Britto
Pattricia é a Gerente de Conteúdo da Generation Iron Brasil e está sempre em busca das melhores histórias e vídeos para os canais GI Brasil.