Mas que live emocionante! Hafthor Bjornssonquebra recorde mundial com 501kg no deadlift 

Dia 16 de Abril, foi anunciado que Hafthor Bjornsson faria a tentativa de quebra de recorde mundial  no deadlift com 501kg. Não apenas isso, mas ele faria com uma transmissão ao vivo de seu feito para que o mundo acompanhasse diante das normas de distanciamento social. Esse dia finalmente chegou – e você pode assistir através da transmissão da Rogue Fitness em seu canal do YouTube.  É uma ótima motivação para o finale semana, acompanhar esse momento único para a história do esporte mundial. É só clicar no vídeo e acompanhar a reprise da transmissão.

Para aqueles que tem assinatura de TV a cabo, esse momento épico foi transmitido  e televisionado pela ESPN.

Hafthor Bjornsson é o campeão do Campeonato World’s Strongest Man  2018 e 3 vezes campeão do Arnold Strongman Classic. Para muitos que não conhecem muito o mundo dos esportes ele também é conhecido como a Montanha da famosa série de televisão Game Of Thrones.

Originalmente, a tentativa do deadlift seria apenas apresentada no site coresports.world mas depois do anuncio gerou extrema expectativa e interesse que a Rogue Fitness se posicionou como patrocinador e a ESPN anunciou que poderia transmitir o evento ao vivo na televisão. Contando que a maioria do mundo está impossibilitada de assistir aos eventos e frequentar competições – foi um grande presente para os fãs de Strongman e de esportes de força em geral. 

O recorde mundial anterior de deadlift era 500kg/1,102lb por Eddie Hall. Esse recorde foi quebrado no dia 9 de Julho de 2016 no Mundial de Deadlift. Também devemos ressaltar que não é a primeira vez que Bjornsson tenta quebrar o recorde de 501kg. Ele tentou anteriormente durante o Arnold Strongman Classic em 2019 e falhou. Na época ele declarou que seu pé esquerdo escorregou – ocasionando a falha.

Um ano depois no Arnold Strongman Classic 2020,  a Rogue Fitness ofereceu o prêmio de $101,000 a qualquer Strongman que conseguisse quebrar o recorde de 501kg no deadlift. Bjornsson deciciu não tentar quebrar o recorde durante a competição pois estava armazenando energia para vencer o campeonato, no qual ele conquistou. 

Hafthor Bjornsson estava planejando tentar a quebra de recorde durante a competição de 2020 no Bahrain. A qual foi cancelada devido a crise mundial de saúde que provocou inúmeros cancelamentos por todo mundo.

De acordo com um post do dia 29 de Março em sua página no Instagram, ele tomou a decisão de bater o recorde “na Islândia e sozinho além de um pequeno time composto por menos de 20 pessoas” e com o 4 vezes campeão da WSC Magnús Ver Magnússon como o oficial responsável. 

A caminho do evento a ser transmitido, Brian Shaw causou um pouco de controvérsia através de um comentário, declarando que não acreditava que um recorde batido em casa deveria ser levado em consideração. Dizendo que um recorde mundial só poderia ser considerado entre outros atletas. Depois ele se desculpou por seus comentários pois acabou atingindo inúmeras redes sociais e várias manchetes.

Agora, já sabemos o atual detentor do recorde mundial de deadlift! Confira no vídeo acima.