Hany Rambod abre o jogo sobre uso de esteróides durante o ano todo: “Você vai morrer mais cedo”

Hany Rambod fala abertamente sobre sua preocupação com o abuso de esteróides no fisiculturismo – discute as mortes dos jovens Dallas McCarver e Bostin Loyd. Em um episódio recente de seu podcast, o renomado coach de fisiculturismo Hany Rambod se abriu e levou a sério a discussão sobre as mortes de jovens no fisiculturismo e o papel que os esteróides anabolizantes desempenham nessas mortes. Hany é uma lenda na comunidade do fisiculturismo. Talvez mais conhecido por seu sistema de treinamento FST-7 e por treinar o 7x Mr. Olympia Phil Heath, o conhecimento de Rambod é altamente reverenciado por atletas e fãs. Isso torna seu podcast, The Truth With Hany Rambod (A verdade com Hany Rambod), uma vitrine valiosa para expor sua experiência e visão sobre vários assuntos relacionados ao esporte.

Além de treinar Phil Heath, Hany Rambod também está atualmente treinando o atual campeão do Olympia 212 Derek Lunsford (que pode estar se movendo para a categoria em breve). Rambod também ajudou a treinar o muito badalado Hadi Choopan durante sua transição para a open no Mr. Olympia.

Após um pequeno hiato em seu podcast, Hany Rambod retornou com um episódio verdadeiramente poderoso lançado em 5 de maio de 2022. No episódio, Rambod se concentrou menos em técnicas de treinamento e insights de treinamento. Em vez disso, ele se concentrou na longa lista de mortes na comunidade profissional do fisiculturismo. Particularmente os jovens atletas que faleceram tragicamente cedo demais.

Mais recentemente, o esporte ficou arrasado ao saber que Cedric McMillan faleceu aos 46 anos. Isso aconteceu logo após a morte de Bostin Loyd, que tinha apenas 29 anos e admitia abertamente testar grandes quantidades de PEDs em seu corpo. Infelizmente, essas mortes foram apenas a ponta do iceberg, já que muitos jovens atletas morreram nos últimos dois anos. Isso também inclui o ex-Mr. Olympia Shawn Rhoden e o amado fisiculturista profissional da categoria Classic Physique, George Peterson.

Verdadeiramente, essas mortes estão pesando muito sobre a comunidade. E parece que Hany Rambod é uma das personalidades que estão sentindo este peso. É por isso que em seu episódio de retorno de seu podcast ele entrou em detalhes sobre o uso de esteróides e saúde no fisiculturismo. Você pode assistir o episódio completo abaixo:

The Truth™ Podcast Ep. 49: The Comeback

https://youtu.be/Yi02gcDv49s

Hany Rambod manda a real sobre bodybuilders que ciclam o ano inteiro

 

Embora Hany Rambod não seja estranho ao fato de que os esteróides são frequentemente usados no fisiculturismo, ele também quer alertar sobre o lado do abuso dos PEDs que se tornaram cada vez mais normalizados no fisiculturismo moderno. Rambod usou Bostin Loyd como um exemplo chave disso. A morte de Loyd, em uma idade extremamente jovem, é representação do problema que está acontecendo no esporte atualmente.

“AS PESSOAS REALMENTE PRECISAM ENTENDER QUE ESTAS SÃO CORREÇÕES DE CURTO PRAZO E É SÓ ISSO. VOCÊ NÃO PODE SE SENTAR E UTILIZAR ESTERÓIDES ROTINEIRAMENTE E ACHAR QUE VAI FICAR BEM. NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA. VOCÊ TERÁ CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE A LONGO PRAZO QUE PODEM SER GRANDEMENTE CATASTRÓFICAS A CURTO PRAZO. AS PESSOAS COSTUMAVAM APRESENTAR PROBLEMAS QUANDO ESTAVAM NOS CINQUENTA E SESSENTA ANOS DE IDADE, E SÃO PESSOAS QUE TREINAM HÁ MUITO TEMPO E NÃO CUIDAM DA PRESSÃO ARTERIAL, NÃO CUIDA DE UMA SÉRIE DE PEQUENOS PROBLEMAS APRESENTADOS AO LONGO DA VIDA E ACABAM TENDO UM ATAQUE CARDÍACO E MORRENDO EM SEUS CINQUENTA OU SESSENTA.

Hany Rambod continua a explicar que os esteróides são, de certa forma, uma parte inevitável do fisiculturismo competitivo. No entanto, Rambod ecoa o que outros disseram sobre esperar o maior tempo possível antes de usar PEDs. Veja até onde seu corpo pode ser empurrado naturalmente – e então pule para PEDs quando você for mais velho, entender mais seu corpo e for mais maduro.

“OLHA, SE VOCÊ ESTÁ OUVINDO ESTE PODCAST E ESTÁ COGITANDO A POSSIBILIDADE DE USAR DROGAS PARA AUMENTO DE PERFORMANCE, VOCÊ DEVE CONSIDERAR AS CONSEQUÊNCIAS. VEJA E DIGA, QUANTOS ANOS DE IDADE EU TENHO? QUERO TRABALHAR DENTRO DO MEU POTENCIAL GENÉTICO? SE SIM, DEIXE-ME ESPERAR ATÉ TER 25 ANOS ANTES DE INICIAR. SE ISSO É ALGO QUE VOCÊ DECIDIU FAZER AOS 22, 23, 24… ENTÃO VOCÊ DEVERIA FAZER. ENTÃO, VOCÊ ESTÁ UM POUCO MAIS MADURO. ISSO NÃO É APENAS PARA TRENBOLONA, ESTERÓIDES EM GERAL, ESTOU FALANDO SOBRE QUANDO SE TRATA DE QUALQUER COISA. MESMO QUANDO SE TRATA DESTES PEPTÍDEOS QUE ESTÃO NO MERCADO AGORA, ELES SÃO MUITOS. SARMS E ETC. TUDO ISSO. QUANDO VOCÊ FOR MAIS VELHO, VOCÊ SERÁ UM POUCO MAIS SÁBIO E VOCÊ SERÁ CAPAZ DE TOMAR DECISÕES MELHORES QUANDO ENVELHECER. MAS QUANDO VOCÊ É JOVEM E ESTÁ FAZENDO ESSES TIPOS DE COISAS, VOCÊ NÃO PENSA NAS CONSEQUÊNCIAS E REPERCUSSÕES DE SUAS AÇÕES.”

Hany Rambod também refletiu sobre seu tempo treinando Dallas McCarver. De certa forma, McCarver foi a primeira morte jovem mais chocante na indústria do fisiculturismo moderno. Rambod revela que Dallas McCarver estava pesando 345 libras (156kg) no momento de sua morte. Isso foi depois que Rambod parou de treiná-lo. Como ele afirmou, enquanto era o responsável pela preparação do jovem atleta, só deixaria McCarver chegar no máximo até 285 libras (130kg). Além disso, relatórios de autópsia revelaram mais tarde que seu coração era três vezes maior do que o tamanho do coração de um adulto normal. Ver o quanto Dallas McCarver forçou seu tamanho realmente irrita Hany Rambod. Ele está desapontado e preocupado com o quão longe e rápido os jovens atletas estão dispostos a forçar o uso e o tamanho das drogas para adquirirem mais volume, a ponto de levar a trágicas mortes de maneira muito precoce:

““É TIPO, EU ENTERREI MUITA RAIVA, MUITA EMOÇÃO E MÁGOA PORQUE HONESTAMENTE, EU NEM QUERO ME VER FICAR COM TANTA RAIVA NOVAMENTE MAS AINDA EU ESTOU. ESTOU IRRITADO E MUITO DECEPCIONADO COM O QUE VEJO ATUALMENTE. É HORA DAS PESSOAS PERCEBEREM ISSO… VOCÊ SABE, ESSA PRÁTICA TEM QUE PARAR. A BRINCADEIRA TEM  QUE ACABAR.

Hany Rambod realmente fica com os nervos a flor da pele durante este episódio ao discutir situações extremamente tristes que estão surgindo cada vez mais frequentemente no esporte. Rambod se junta a um crescente movimento de especialistas, atletas e treinadores que estão alertando publicamente jovens fisiculturistas sobre os perigos do abuso de esteróides e outros PEDs.

Talvez este seja o início de uma mudança radical na forma como a próxima geração lidará com o uso de drogas no fisiculturismo. No entanto, é realmente triste que essas mortes tenham que ocorrer para que a discussão seja feita. Embora muitas das mortes não possam estar diretamente ligadas ao uso de esteróides – é claro que a saúde em geral está na mente de muitos na indústria. A mensagem principal fica: priorize sua saúde em vez de ser o melhor fisiculturista do mundo.

Fique por dentro das páginas do Generation Iron Brasil para mais notícias e atualizações sobre assuntos variados de musculação, esportes de força e mundo fitness.