Qual a melhor forma de encontrar a melhor proteína? Pare de ser levado pelas promessas e campanhas de marketing.

“Quando encontrando a melhor proteína, é importante não buscar apenas o que querem os marqueteiros”, disse o Dr. Abbie Smith-Ryan, professor e co-diretor da Human Performance Center na University da Carolina do Norte.

A proteína é um dos melhores e mais seguros suplementos que você pode tomar, mas você deve ter certeza que está consumindo uma proteína de alta qualidade. Atualmente, temos millhares de opções de proteína, de diferentes fontes proteicas que oferecem diferentes quantidades de proteína por porção(scoop).

No geral, uma proteína de alta qualidade depende em quatro pilares:

  • A quantidade de proteína por scoop (quantas gramas por porção)
  • A digestibilidade da proteína (ex. “O seu corpo é capaz de quebrar as moléculas?”)
  • A quantidade de Aminoácidos (ex. “O que realmente compõe a formula dessa proteína?”)
  • A disponibilidade de Aminoácidos (ex. “Será que meu corpo será capaz de utilizar os aminoácidos?”)

Toda fonte de proteína tem uma diferente cadeia de aminoácidos. Esses aminoácidos – ou como essa proteína é digerida – determinam se a proteína ai lhe ajudar a ganhar massa muscular, perder gordura e se recuperar… ou se apenas está adicionando mais calorias à sua dieta.

Por isso você precisa ter cuidado e sempre olhar os rótulos antes de comprar whey ou alguma proteína vegana. Queremos que você usufrua ao máximo de sua proteína, então você precisa ter certeza que está obtendo os aminoácidos corretos.

Qual a diferença entre o Whey e a Proteína Vegana? 

Quando se questionar que a diferença entre o whey protein e a proteína vegeta, sua resposta começa com a fonte de aminoácidos — mais especificamente — os aminoácidos essenciais (EAAs).

A partir da fonte, o whey protein vem do leite. Então se você tiver alguma alergia ao leite ou mesmo segue uma dieta vegana, não é a melhor opção. Porém, é uma fonte proteica super completa e saudável. Otherwise, it’s a completely healthy protein source. Por outro lado, a proteína vegana origina-se de uma variedade de plantas com alta concentração de proteínas como ervilhas, soja, maconha, lentilhas, abóbora ou arroz integral.

Por isso que essa conversa é importante: whey protein vs. proteína vegana. Seu corpo pode produzir muitos aminoácidos por conta própria. Mas, existem 9 aminoácidos que ele não pode produzir. Esses são os “aminoácidos essenciais”, e você precisa tê-los em sua dieta. Qualquer comida que tenha esses nove aminoácidos essenciais é conhecida como uma “proteína completa”.

Whey protein é a fonte proteica mais popular pois fornece todos os aminoácidos essenciais. Mas você precisa ser esperto sobre isso, pois alguns whey proteins podem ter menos proteína do que você realmente precisa.

Mais importante é que se você procura uma Proteina vegetal, poucas fontes vegetais são proteínas completas.

Qual é melhor para o ganho de massa muscular?

Precisa de ajuda na construção muscular? Proteína é essencial, por isso o seu uso é tão comum. Mas o que há na proteína que ajuda os ganhos musculares (ou até mesmo a queima de gordura)?

Se liga no detalhe: se o seu corpo não tem os aminoácidos essenciais, ele não terá disponibilidade dos mesmos para ajudar a construção muscular. Então mesmo que o whey protein e a proteína vegana te ajude a construir músculos, se eles não tiverem os aminoácidos essenciais o seu corpo será incapaz de construir músculos.

Whey Protein 

Como fora mencionado, whey protein é o suplemento mais popular com origem láctea. Durante o processo de fabricação de queijo, o leite é coalhado, o que causa sua separação entre sólido e líquido. Esse processo é conhecido como coalhada a parte sólida e o líquido é o soro que é literalmente o whey protein.

O Whey é uma fonte de aminoácidos com níveis moderados dos aminoácidos essenciais. Em outras palavras, o whey auxilia a construção muscular, a perda peso e melhora a recuperação.

Se você está buscando um whey protein, você pode comprar concentrado ou isolado, mas  — considerando a qualidade — sua melhor aposta seria a proteína isolada ao invés da concentrada. Isso é por que  o whey protein isolado é garantido de ter ao menos 90% de pura proteína, enquanto o concentrado pode estar entre 30-80% de pura proteína. Também, se você for sensível a lactose, há maior quantidade no concentrado, enquanto o isolado tem menos de 1% de lactose.

Proteína Vegana

Quando você está em uma dieta vegetariana, é difícil encontrar muitos alimentos completos em proteína. Isso é porque muitos macronutrientes veganos fornecem proteínas por cruzamento, o que significa que não tem muitas fontes de “pura proteína”. Por exemplo, um grão como quinoa vai ter alta concentração de proteína e também carboidratos, ou castanhas que vão ter proteínas mas também gordura.

Mais importante, muitas proteínas veganas são fontes de aminoácidos essenciais. A proteína do arroz ou proteína integral são as proteínas mais usadas, mas não é das proteínas mais completas ( e também pode causar problemas estomacais).

E, lembrem-se, se você não tiver os aminoácidos essenciais você não será capaz de construir músculos ou melhorar sua perda de gordura ou recuperação.

A grande excessão é a soja e algumas fontes de proteína da ervilha. Essa fontes vegana contém os aminoácidos essenciais que você precisa, e — no caso da proteína da ervilha — os aminoácidos são muito parecidos com o do whey protein. Em outras palavras, se você está em busca de uma fonte vegana de proteína, você deveria investir em uma proteína  à base de ervilha sendo um blend ou isolada.

 

 

 

Compartilhar

Deixe seu comentario

Insira seu comentario
insira seu nome aqui