Lendas do Olympia: Lee Haney

Empatado com seu parceiro Ronnie Coleman, Lee Haney possui o recorde com oito títulos do Olympia.

Com a aproximação do Mr. Olympia , os melhores atletas do mundo bodybuilding vão subir no maior palco do fisiculturismo. Com o maior reconhecimento do mundo, o atleta campeão será reconhecido entre os melhores, esse show se move pela vontade de todos os atletas buscarem o primeiro lugar e a atenção do mundo do bodybuilding. Mudanças no local do evento foram necessárias por conta das restrições devido ao COVID, mas com muita resiliência e trabalho duro, foi novamente decidido que o campeonato irá acontecer em Orlando, Florida. Todos animados para dar aos fãs o show que eles precisam e merecem, Mr. Olympia 2021 será um grande evento.

Enquanto há muitos atletas incríveis surgindo agora, acredito que seria interessante nos aprofundarmos na história do Olympia para revivermos algumas incríveis histórias que se passaram nesse palco. Nossa viagem pela história envolve alguns grandes nomes como Arnold Schwarzenegger, Ronnie Coleman, e Dorian Yates. Assim como Coleman, Lee Haney divide o recorde mundial de conquista do Olympia, tendo vencido oito títulos do Olympia, ele se torna um dos maiores bodybuilders de todos os tempos.

Lee Haney

Início de vida

Cresceu na Carolina do Sul, Haney aprendeu o valor do trabalho duro e humildade desde pequeno. Seu pai é foi para ele um verdadeiro campeão e sempre lhe ensinou a dar seu melhor não importa o custo. Um fã de gigantes míticos como Hercules ele sempre foi aberto a essas possibilidades do que um físico grandioso pode ser. Ativo com esportes, ele passou do futebol aonde lhe possibilitou conquistar nível superior na Livingstone College. Quando ele tinha 21 anos, Haney já tinha duas academias em seu nome e isso lhe pareceu o caminho certo a seguir.

Strength Wars Movie

Ele entrou em sua primeira competição de bodybuilding com a idade de 16 anos, seu desejo pelo bodybuilding se iniciou durante uma era em que todos consideravam ser a  golden era do bodybuilding. Depois que ele venceu o Teen Mr. America, ele estava bem encaminhado para seguir no mundo do bodybuilding. Aos 23 anos de idade, ele finalizou em terceiro lugar em seu debut nos palcos do Mr. Olympia em 1983. Isso foi uma pequena amostra de como Haney poderia se tornar o rei da categoria nos próximos oito anos.

Lee Haney

Mr. Olympia 1984-1991

Durante esse período 1984-1991, Haney permaneceu nos pódios inabalável do Mr. Olympia, sendo campeão oito vezes consecutivas, algo apenas conquistado anos depois pelo Olympia Ronnie Coleman. O conjunto de Haney, físico e genética unido ao seu estilo de treinamento, pois ele acima de qualquer um no esporte, de uma maneira mais forte e competitiva. Grande admirador da ciência, seus métodos únicos de treinamento nunca o permitiram treinar com grandes cargas para atingir o físico desejado. De fato, quando Haney treinava pesado ele via o quanto de estresse ele estava colocando em suas juntas. O tempo que era necessário para total recuperação, estava levando-o à uma sobrecarga que o deixou em uma encruzilhada: posso treinar pesado por um curto período de tempo, ou manter minha longevidade treinando de outra maneira.

Depois que ele mudou seu estilo de treino, ele era capaz de se proteger de lesões e potenciais atrasos em sua carreira que poderiam ter sido causados por treinar muito pesado. Em um esporte repleto de lesões e carreiras encerradas brevemente, sua perspicácia para se manter longevo ficou intacta. Constantemente  trabalhando com combinações para diferentes grupos musculares e cuidando para não sobrecarregar suas juntas,Haney foi capaz de alcançar 113kg com uma cintura de 81cm, literalmente mudando a concepção de como um campeão deveria parecer e revolucionando o esporte de um físico mais clássico para um maior e mais moderno aesthetic.

E assim o seu reinado começou. Ano após ano, Haney dominou as competições uma a uma com vitórias, outros buscaram replicar o sucesso de Haney, mas foi em vão. Mantendo sua integridade e humildade desde mais novo, enquanto ainda aprendia com os demais aos mesmo tempo adaptando seu estilo, Haney foi capaz de consistentemente derrotar diversos oponentes entre os melhores do mundo. Acreditando na força da sua mente  acima de tudo, foi importante para Haney manter os pés no chão e não deixar o sucesso subir a cabeça. Provando que uma mentalidade poderosa and um treino inteligente é o que é preciso para ser o melhor, Haney é um poderoso exemplo para bodybuilders de todas as idades.

Lee Haney

Lee Haney e seu Legado

Haney busca compartilhar seu conhecimento e experiência com outros afim de promover a espiritualidade e levar aspirantes ao esporte a trilhar um caminho mais saudável e efetivo para crescer sem prejudicar o seu próprio corpo garantindo longevidade. Usando suas redes sociais, ele busca ajudar as pessoas a atingir seus objetivos e uma mentalidade campeã para alcançarem suas respectiva grandeza.

Resumo

Lee Haney é considerado como um dos maiores bodybuilders de todos os tempos com oito vitórias consecutivas no Olympia. Conhecido por trabalhar duro, humildade, e dedicação, ele se tornou um exemplo para muitos que destacam a importância do desenvolvimento físico e espiritual para alcançar uma qualidade de vida. Seu estilo de treino único lhe permitiu alcançar um crescimento muscular que mudou a imagem do campeão, promovendo longevidade e distante de qualquer lesão. Para ser um campeão, você deve viver como campeão, e olhando a vida e carreira de Haney com certeza foi algo que ele fez.

Nos deixe saber nos comentários abaixo o que você achou. Para mais notícias e atualizações siga Generation Iron no Facebook, Twitter, e Instagram. 

*Imagens cortesia do Instagram de Lee Haney